SEDENTARISMO E COMPORTAMENTOS INFLUENCIADORES EM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Udson Rodrigues Macedo Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
  • Daniel Venâncio de Oliveira Amaral Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES https://orcid.org/0000-0002-3272-1174

DOI:

10.46551/rn2024152400098

Palavras-chave:

Sedentarismo, Ensino Médio, Pedras de Maria da Cruz

Resumo

A atividade física apresenta inúmeros benefícios à saúde, prevenindo, entre outras coisas, doenças crônicas resultantes do sedentarismo. Não obstante, ainda que rotineiramente sejam veiculadas informações nas mais diversas esferas públicas e privadas, dos benefícios da prática de atividade física, uma grande parcela da população não desenvolve hábitos corporais com a frequência recomendada. A presente pesquisa, tomando como objeto de estudo 5 turmas do 1º ano do Ensino Médio, das 2 escolas públicas da sede urbana de Pedras de Maria da Cruz, com uma amostra de 63 alunos matriculados, buscou, de uma parte, verificar os quadros de adolescentes ativos e inativos, e de outra, avaliar duas variáveis que podem estar contribuindo para esses comportamentos, a saber, o sono e o uso de tecnologias. Trata-se de um estudo qualiquantitativo, de corte transversal, com o espectro informativo subsidiado por uma adaptação do questionário “Atividade Física Adolescentes 15-17 anos AF4”, inserido no Inquérito Alimentar Nacional e de Atividade Física (IAN-AF). Em linhas gerais, a pesquisa concluiu que quase metade da amostra cotejada (49,2%) encontram-se em situação de inatividade, resultado que, embora aponte para um cenário, em alguma medida, alarmante, é relativizado quando comparado com estudos que trabalham com públicos mais abrangentes. Em outra frente, no que tange às variáveis que podem estar contribuindo para este cenário, o sono apresentou relações mais perceptíveis e contundentes.

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Publicado

2024-08-14 — Atualizado em 2024-10-28

Versões

Como Citar

RODRIGUES MACEDO, U.; VENÂNCIO DE OLIVEIRA AMARAL, D. SEDENTARISMO E COMPORTAMENTOS INFLUENCIADORES EM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO. RENEF, [S. l.], v. 15, n. 24, p. 105–116, 2024. DOI: 10.46551/rn2024152400098. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/renef/article/view/7212. Acesso em: 23 dez. 2024.