AVALIAÇÃO PSICOMOTORA EM ESCOLARES DO ENSINO INFANTIL
DOI:
10.46551/rn2024152300104Palavras-chave:
Psicomotricidade. Educação Física. Ensino Infantil. Lontra, MG.Resumo
RESUMO
A psicomotricidade está presente em todas as fases da vida, no entanto, é no período da infância que ganha destaque, uma vez que é neste período que as crianças iniciam suas funções psicomotoras. A Educação Física no Ensino Infantil é uma importante fase na vida do educando, pois é onde o professor irá auxiliar no desenvolvimento psicomotor do aluno por meio de atividades lúdicas. O objetivo deste trabalho é avaliar o padrão de desenvolvimento psicomotor das crianças de 4 e 5 anos, que estão regulamente matriculadas em uma instituição pública de Ensino Infantil de Lontra, município situado no Norte de Minas Gerais. Este estudo caracteriza-se por uma pesquisa de corte transversal e de caráter quali-quantitativo. O instrumento de coleta de dados constituiu-se da Bateria Psicomotora de Fonseca, onde foram avaliadas sete áreas da psicomotricidade. Fizeram parte da amostra 74 crianças matriculadas em duas turmas de 1º período e duas turmas de 2º período, divididas igualmente entre os turnos matutino e vespertino da instituição supracitada, sendo: 38 meninos e 36 meninas. Pode-se concluir, em linhas gerais, que o perfil psicomotor geral dos escolares estudados foi caracterizado como normal, perfil típico de crianças sem dificuldades de aprendizagem, onde o nível de realização é completo, adequado e controlado na maior parte dos fatores.
Palavras-chave: Psicomotricidade. Educação Física. Ensino Infantil. Lontra, MG.
Downloads
Referências
ALVES, Fátima. Psicomotricidade: corpo, ação e emoção. 3° ed. Rio de Janeiro: WAK, 2007.
BRASIL. Constituição de (1988). Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm>. Acesso em: 20 de novembro de 2022.
Ferreira, H. S. As Lutas Na Educação Física Escolar. Revista De Educação Física / Journal of Physical Education, vol. 75, n° 135, 2006.
FONSECA, Vitor. Desenvolvimento Psicomotor e Aprendizagem. Editora ARTMED, Porto Alegre, 2008.
FONSECA, Vítor. Manual de observação psicomotora: significação psiconeurológica dos fatores psicomotores. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.
FONSECA, Vitor. Cognição e Aprendizagem: uma abordagem neuropsicológica e psicopedagógica. Lisboa: Ancora Editora, 2007.
Fonseca, Vítor. Manual de observação psicomotora significação psiconeurológica dos fatores psicomotores. Lisboa: Âncora Editora, 2007.
LE BOULCH, J. O Desenvolvimento Psicomotor: do nascimento até os 6 anos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1985.
LE BOULCH, Jean. A educação pelo movimento: a psicocinética na idade escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1984.
NAVE, M. L. J. P. A criança, o meio e o perfil psicomotor. Dissertação (Mestrado em Atividade Física) – Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal, 2003.
OLIVEIRA, Jorge Alberto. Padrões motores fundamentais: implicações e aplicações na educação física infantil. Revista Interação do Centro Universitário do Sul de Minas-UNIS-MG, v. 6, n°.6, dezembro, 2002.
ROSA, Neto Francisco. A importância da avaliação motora em escolares: análise da confiabilidade da Escala de Desenvolvimento Motor. Revista Brasileira de Cineantropometria e Desempenho Humano, v.12, n.6, p.422-427, 2010.
ROSA NETO, Francisco. Manual de avaliação motora: intervenção na educação infantil, ensino fundamental e educação especial. 3ª. ed. rev- Florianópolis: DIOESC, 2015.
PEDRON, Patrícia. Perfil psicomotor de crianças em situação de risco social e com dificuldades na alfabetização olhar de professor. Revista UEPG, vol. 20, n°. 2, 2017.
SANTOS, Adriano Gomes da Silva dos. Educação Física e Psicomotricidade nos anos iniciais do ensino fundamental da Escola 317 de Samambaia. Disponível em: < https://bdm.unb.br/handle/10483/4563>. Acesso em: 23 de abril de 2023.
VAYER, Pierre. Princípio de autonomia e educação. Lisboa: Dinalivro, 1993.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 RENEF

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.