SÍNDROME DO ESGOTAMENTO PROFISSIONAL (SEP) EM PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DE ESCOLAS ESTADUAIS

Autores

  • Berenilde Valéria de Oliveira Sousa Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
  • Cristiane Pereira Ferreira Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
  • Maria de Fatima Matos Maia Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
  • Adriana dos Santos Silva Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
  • Laura Beatriz Costa Veloso Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
  • Jean Claude Lafetá Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Palavras-chave:

Síndrome do Esgotamento Profissional, Professores de Educação Física, Planejamento Pedagógico.

Resumo

RESUMO
A síndrome do esgotamento profissional é uma doença do estresse que acomete principalmente profissionais que trabalham em profissões que possuem uma maior responsabilidade pelo outro. O presente estudo procurou avaliar a Síndrome do Esgotamento Profissional em Professores de Educação Física da cidade de Montes Claros-MG que possuem e não possuem planejamento pedagógico no exercício da profissão docente. A amostra foi composta por 18 professores, 9 homens e 9 mulheres. O instrumento utilizado foi o questionário Maslach Burnout Inventory – MBI. Foi realizada análise descritiva com utilização de média e desvio padrão, na comparação o teste t para amostras independentes e ANOVA oneway. Na análise descritiva, os professores investigados se encontravam na fase inicial da síndrome. Na comparação não foram encontradas diferenças significativas nas variáveis independentes: sexo, número de cargos, tempo de experiência, situação funcional e qualificação. Embora não tenha sido encontrada diferença significativa, novos estudos devem ser realizados já que as médias apresentadas sugerem que estas variáveis podem influenciar na SEP em diferentes contextos.

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Biografia do Autor

Berenilde Valéria de Oliveira Sousa, Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES; Grupo Integrado de Pesquisa em Psicologia do Esporte, Exercício e saúde, Saúde Ocupacional e Mídia – GIPESOM.

Cristiane Pereira Ferreira, Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES; Grupo Integrado de Pesquisa em Psicologia do Esporte, Exercício e saúde, Saúde Ocupacional e Mídia – GIPESOM. Bolsista da Fundação de Amparo a Pesquisa do  Estado de Minas Gerais - FAPEMIG.

Maria de Fatima Matos Maia, Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES; Grupo Integrado de Pesquisa em Psicologia do Esporte, Exercício e saúde, Saúde Ocupacional e Mídia – GIPESOM.

Adriana dos Santos Silva, Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES; Grupo Integrado de Pesquisa em Psicologia do Esporte, Exercício e saúde, Saúde Ocupacional e Mídia – GIPESOM. Bolsista da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Gerais - FAPEMIG.

Laura Beatriz Costa Veloso, Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES; Grupo Integrado de Pesquisa em Psicologia do Esporte, Exercício e saúde, Saúde Ocupacional e Mídia – GIPESOM. Bolsista CNPQ.

Jean Claude Lafetá, Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES; Grupo Integrado de Pesquisa em Psicologia do Esporte, Exercício e saúde, Saúde Ocupacional e Mídia – GIPESOM.

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Publicado

2020-01-31

Como Citar

VALÉRIA DE OLIVEIRA SOUSA, . B.; PEREIRA FERREIRA, C.; DE FATIMA MATOS MAIA, M. .; DOS SANTOS SILVA, A. .; BEATRIZ COSTA VELOSO, L.; CLAUDE LAFETÁ, J. SÍNDROME DO ESGOTAMENTO PROFISSIONAL (SEP) EM PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DE ESCOLAS ESTADUAIS. RENEF, [S. l.], v. 3, n. 3, p. 28–35, 2020. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/renef/article/view/722. Acesso em: 22 dez. 2024.

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