INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA : CONCEPÇÃO DOS PROFESSORES SOBRE A INCLUSÃO

Autores

  • Steffany Lorrane Alves Freitas Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
  • Luane de JesusSantos Barbosa Alves Escola Estadual Vereador Francisco Tofani
  • Amario Lessa Junior Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Resumo

Na Educação Física a inclusão vem sendo cada vez mais importante para crianças e jovens, envolve de um todo para obter essa inclusão inclusive ter empatia e consciência. A escola é um lugar onde é direito de todos, deve-se aprender juntos independente de quais serão as dificuldades encontradas. Dentro do contexto escolar, já estamos acompanhando a educação inclusiva na qual os alunos participam, tendo ou não necessidades especiais, dá mesma atividade. Tem como objetivo observar como os professores de Educação Física realizam a inclusão dos alunos e como eles planejam suas aulas para que consigam obter um bom resultado de todos. É de suma importância saber como que acontece a inclusão para o aprendizado e também como os professores adaptação as aulas quando no meio de seus alunos tem algum com uma certa deficiência. Portanto, trata de uma revisão de literatura e de campo que está em fase inicial de coleta de dados. Estão sendo incluídos na amostra e critérios de inclusão artigos que tenham relação com o tema pesquisados na plataforma de pesquisa do google acadêmico, usando os seguintes descritores: concepção dos professores, Educação Física, inclusão e deficiência. O estudo será de natureza quantitativa e de corte transversal e para obtenção de dados um questionário fechado com o objetivo de avaliar a percepção dos docentes frente a inclusão dos alunos em suas aulas. Esta sendo incluídos na amostra o professores que apresentam pelo menos 1 aluno que tenha alguma deficiência em fazer alguma atividade de Educação Física. Com isso esperamos através de atividades e brincadeiras promover a interação de todos os alunos e cria oportunidades para as pessoas com deficiência mostrarem que também são capazes de evoluir em conjunto, oferecendo oportunidades iguais, com inclusão social e valorização das diferenças, estimulando o desenvolvimento de habilidades que valorize as competências sócio emocionais. Para isso, cabe ao professor planejar as aulas de acordo com as especificidades dos alunos de cada turma.

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Publicado

2023-12-16

Como Citar

LORRANE ALVES FREITAS, S.; DE JESUSSANTOS BARBOSA ALVES, L.; LESSA JUNIOR, A. INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA : CONCEPÇÃO DOS PROFESSORES SOBRE A INCLUSÃO: . RENEF, [S. l.], v. 6, n. 9, p. 4–5, 2023. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/renef/article/view/7264. Acesso em: 22 dez. 2024.

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