A METODOLOGIA ADAPTADA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA COMO INSTRUMENTO DE INCLUSÃO SOCIAL PARA AUTISTAS: UM ESTUDO DE CASO

Autores

  • Amario Lessa Junior Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
  • Brenda Silva Rocha Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
  • Walduck Ricerio Leite Amaral Escola Estadual Professor Alcides de Carvalho

Palavras-chave:

Autismo. Inclusão Social. Exercício Físico.

Resumo

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um distúrbio do neurotransmissor, que afeta o comportamento, social, cognitivo e motor do indivíduo. Se manifesta em três graus distintos, sendo eles, grau 1 (leve), grau 2 (moderado) e grau 3 (intenso). Normalmente se exterioriza nos primeiros anos de vida entre 1 a 3 anos de idade, acompanhando a criança durante toda a sua vida. Pode vir acompanhado também de outros distúrbios, como ansiedade, depressão, hiperatividade, TDAH, entre outros. A educação física enquanto possibilidade para a inclusão social do aluno autista, desde que pensada de forma adaptada pelo docente, individualmente no contexto escolar, abrangendo a todos, pode vir a ser suporte para a melhora significativa da relação interpessoal do indivíduo autista. O presente estudo tem como objetivo, analisar se o emprego de uma metodologia adaptada para alunos com TEA, utilizada nas aulas de Educação Física, melhora o seu nível de interação pessoal. Para tal uma pesquisa descritiva com revisão de literatura que está em fase inicial de coleta de dados  a partir da busca de artigos na plataforma de pesquisa do google acadêmico, estão sendo incluídos na amostra e critérios de inclusão artigos que tenham relação com o tema, usando os seguintes descritores TEA, inclusão social e as aulas de Educação Física. Foram encontrados muitos artigos que atenderam aos descritores citados. Logo após a revisão sera feito um estudo de caso com abordagem observacional e de análises qualitativa. Deste modo, para obtenção dos dados, será usada a metodologia da observação sistemática, usando o Protocolo de observação comportamental (PROC) estruturado, que será preenchido durante a primeira observação em loco, e na última observação. Sendo observando pelos pesquisadores, se houveram alterações com relação a interação do avaliado durante e após o processo de intervenção. O presente estudo será submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes, sendo seu início condicionado a aprovação do mesmo

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Publicado

2023-12-16

Como Citar

LESSA JUNIOR, A.; SILVA ROCHA, B.; RICERIO LEITE AMARAL, W. A METODOLOGIA ADAPTADA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA COMO INSTRUMENTO DE INCLUSÃO SOCIAL PARA AUTISTAS: UM ESTUDO DE CASO: . RENEF, [S. l.], v. 6, n. 9, p. 26–27, 2023. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/renef/article/view/7275. Acesso em: 22 dez. 2024.

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