JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA, A IMPORTÂNCIA DE TAIS PRATICAS PARA O DESENVOLVIMENTO FÍSICO, SOCIAL E COGNITIVO DE JOVENS E ADOLESCENTES

Autores

  • Amario Lessa Junior Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
  • Maria Maria Gabrielle Aguiar de Oliveira Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Palavras-chave:

Jogos e Brincadeiras. Educação Física. Desenvolvimento Motor. Psicomotricidade.

Resumo

Desde criança sempre nos dizem “vá brincar”, ou “brincar faz bem”, e não mentiram quando nos falavam isso. Jogos e brincadeiras fazem parte dos componentes de ensino da Educação Física e a primeiro momento, as pessoas as subestimam, mas ela, como todo componente do curso, tem sua importância. O objetivo é analisar a importância dos jogos e brincadeiras para o desenvolvimento de jovens e adolescentes. O tema deve ser mais pesquisado e ampliado, pois como já dito, os acadêmicos de educação física tem uma disciplina em sua grade “jogos e brincadeiras folclóricas” onde vemos a importância cultural da mesma, pois você consegue trazer em cada brincadeira como as famosas cirandas de roda uma história de pessoas que brincaram e passaram tais brincadeiras para seus filhos. Portanto, se trata de uma revisão de literatura que está em fase inicial de coleta de dados. Estão sendo incluídos na amostra e critérios de inclusão artigos que tenham relação com o tema, usando as palavras-chave: Jogos e brincadeiras, Educação Física e Desenvolvimento motor. Serão excluídos artigos que não se encaixarem diretamente com o tema e que não estiverem preferencialmente em Português – BR. Com isso esperamos encontrar dados que comprovem um ponto de conexão das brincadeiras com o desenvolvimento de jovens e adolescentes, pois em certo ponto ao analisar as atividades e relatos dos colegas acadêmicos da RP/UNIMONTES nas escolas, observamos que muitas das crianças pareciam ter dificuldades em ações facilmente realizáveis, então ao ligarmos os jogos a Psicomotricidade e ao Desenvolvimento Humano, vemos que tal conexão física, social e cognitiva existe. Em tese, os jogos e brincadeiras por conterem elementos que trabalhem o físico, social e cognitivo permitem que os jovens e adolescentes evoluíssem e se desenvolvessem em tais áreas, que talvez não fosse possível em sua infância. Espera-se que com a revisão, possamos confirmar o quanto os jogos e brincadeiras são importantes para os jovens e crianças, e até mesmo, adultos, pois como diria um professor da UNIMONTES: “Você não precisa deixar de brincar quando cresce.”

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-12-16

Como Citar

LESSA JUNIOR, A.; MARIA GABRIELLE AGUIAR DE OLIVEIRA, M. JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA, A IMPORTÂNCIA DE TAIS PRATICAS PARA O DESENVOLVIMENTO FÍSICO, SOCIAL E COGNITIVO DE JOVENS E ADOLESCENTES: . RENEF, [S. l.], v. 6, n. 9, p. 28–29, 2023. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/renef/article/view/7276. Acesso em: 21 nov. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 > >>