AS CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA PARA FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA LICENCIATURA: A PERSPECTIVA DOS RESIDENTES

Autores

  • Ana Vivian Araújo Farias Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
  • Erivelton Rodrigues da Silva Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
  • Lucas Lima Barbosa Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
  • Maria Luísa Silva Santos Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
  • Jiulliano Carlos Lopes Mendes Escola Estadual João de Freitas
  • Fernanda de Souza Cardoso Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Palavras-chave:

Contribuições. Programa residência pedagógica. Formação. Educação Física.

Resumo

O Programa de Residência Pedagógica (PRP) é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores e tem por objetivo induzir o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de Licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso (CAPES, 2020). A inserção dos residentes no referido Programa tem sido um momento fundamental para os alunos do curso de Educação Física Licenciatura, uma vez que os aproxima ainda mais do contexto escolar, os preparando para o efetivo exercício da profissão docente. De acordo com Sousa et al. (2020), Programas como o Residência Pedagógica, assumem papeis essenciais na formação de um professor; garantindo a ele: suporte, compreensão, verificação da realidade, experiência, noção, troca de saberes, apropriação do exercício de prática, dentre muitos outros fatores que podem contribuir positivamente com os futuros profissionais da educação. Enquanto uma iniciativa voltada para a formação inicial de professores, o PRP oportuniza que licenciandos vivenciem a profissão de forma dinâmica, propiciando um conhecimento mais preciso sobre a escola, desenvolvendo habilidades de um professor reflexivo e atuante (FREITAS; FREITAS; ALMEIDA, 2020, p. 2). Um aspecto que merece ser destacado é a necessidade de serem estabelecidas cada vez mais alianças entre a universidade e as escolas, expandindo o envolvimento do contato entre os residentes, preceptores, coordenadores e profissionais da educação. Para Panizzolo (2012), as propostas da universidade devem superar os desafios entre os discentes e docentes, para que todos se responsabilizem em contribuir com a formação dos estudantes. Neste sentido, a universidade precisa ampliar o alcance de suas propostas quando falamos nos múltiplos desafios enfrentados hoje, pelas escolas públicas, pois somos todos responsáveis pelas mudanças sociais que se fazem necessárias. E é buscando esse enfrentamento que propomos neste texto discorrer sobre as contribuições do Programa Residência Pedagógica para nossa formação enquanto acadêmicos do curso de Educação Física Licenciatura da Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes. Justificamos este relato pela importância em colaborar para um olhar mais atento da sociedade sobre as Licenciaturas e ainda provocar o reconhecimento de Programas como este, já que o PRP tem se mostrado uma política efetiva para o aperfeiçoamento da formação docente, incluindo a Educação Física, na reformulação de suas práticas pedagógicas e na preparação de educadores competentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRITO, L. D. Contribuições de um programa de iniciação à docência à formação de futuros professores de Ciências. Revista Iberoamericana de Educación, v. 72, n. 2, p.103-120, nov., 2016.

CAPES. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Residência pedagógica. Edital N0 1. 2020. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/06012020-edital-1-2020-residencia-pedagogica-pdf. Acesso em: 10 de agos. 2023.

CARVALHO, A. C. D.; FERREIRA, A.C.P. A educação física na residência pedagógica: o desafio da pesquisa-ação. Caderno de Resumos Expandidos Externos. Jornada de Educação Física do Estado de Goiás da UEG, Anais... v. 1 n. 2, Goiânia. 2018.

FREITAS, M. C. de; FREITAS, B. M. de; ALMEIDA, D. M. Residência pedagógica e sua contribuição na formação docente. Ensino em Perspectivas, v. 1, n. 2, p. 1–12, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4540. Acesso em: 14 ago. 2023. Acesso em: 10 de agos. 2023.

MONTEIRO, J. H. de L. et al. O programa residência pedagógica: dialética entre a teoria e a prática. HOLOS, v. 3, p. 1–12, 2020. DOI: 10.15628/holos.2020.9545. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/9545. Acesso em: 20 de ago. 2023.

PANIZZOLO, C. et al. Programa de Residência Pedagógica da Unifesp: avanços e desafios para a implantação de propostas inovadoras de estágio. In: Políticas de Formação Inicial e Continuada de Professores. XVI ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino. Campinas, Anais... p. 266-277, 2012.

SOUSA, N.P.R. et al. As contribuições do programa residência pedagógica para formação docente. DESAFIOS - Revista Interdisciplinar da Universidade Federal do Tocantins, v. 7, n. Especial-2, p. 49–51, 2020. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/desafios/article/view/8821. Acesso em: 20 de jul. 2023.

TARDIF, M.; CLAUDE, L. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, p. 32-33. 2005.

Downloads

Publicado

2023-12-16

Como Citar

VIVIAN ARAÚJO FARIAS, A.; RODRIGUES DA SILVA, E.; LIMA BARBOSA, L.; LUÍSA SILVA SANTOS, M.; CARLOS LOPES MENDES, J.; DE SOUZA CARDOSO, F. AS CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA PARA FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA LICENCIATURA: A PERSPECTIVA DOS RESIDENTES: . RENEF, [S. l.], v. 6, n. 9, p. 87–91, 2023. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/renef/article/view/7279. Acesso em: 22 dez. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)