A IMPORTÂNCIA DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH)

Autores

  • Núbia Pereira Santos Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
  • Paulo Vitor Antunes Fonseca Escola Estadual Benjamin Versiani dos Anjos
  • Betania Maria Araujo Passos Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Resumo

O transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico comum que afeta tanto crianças quanto adultos. Existem três principais tipos de sintomas associados ao TDAH: Desatenção, hiperatividade e impulsividade. O presente estudo tem como objetivo discutir sobre a importância das aulas de educação física para crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), nos aspectos afetivo-social, cognitivo e motor.  Como metodologia utilizamos a revisão bibliográfica. O estudo se insere na pesquisa. As crianças com TDAH podem ter dificuldades em manter o foco em tarefas, serem inquietas, terem dificuldades em esperar a vez e agir impulsivamente. A Educação e conscientização sobre o TDAH são importantes para reduzir o estigma associado ao transtorno. Muitas vezes, as crianças com TDAH têm talentos e habilidades únicas, e a compreensão dessas diferenças podem contribuir para um ambiente mais inclusivo nas aulas de Educação Física. A Educação Física desempenha um papel significativo, pois ajuda no foco e concentração, desenvolve habilidades sociais, estabelece rotina e aumenta a autoestima dessas crianças. Além de ajuda a melhorar a atenção, concentração, autonomia e regulação emocional, que são áreas de desafio para crianças com TDAH. A prática de atividades físicas nas aulas estimula a liberação de neurotransmissores, como a dopamina, que podem ajudar a reduzir os sintomas do TDAH. Os conteúdos desenvolvidos nas aulas de Educação Física para esses indivíduos podem incluir atividades que demandem coordenação motora, equilíbrio e concentração, como ioga, atividades com bolas e cordas, dança e esportes que exigem foco, como tênis ou xadrez. Jogos cooperativos, atividades em grupos também podem ser benéficas, pois ajudam a desenvolver habilidades sociais e interação com os colegas. Portanto as aulas de Educação Física, contribuem para a redução dos sintomas nas crianças com TDAH, no entanto, é importante adaptar  práticas pedagógicas das aulas de Educação Física de acordo com às necessidades individuais de cada criança com TDAH.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-12-16

Como Citar

PEREIRA SANTOS, N.; VITOR ANTUNES FONSECA, P.; MARIA ARAUJO PASSOS, B. A IMPORTÂNCIA DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH). RENEF, [S. l.], v. 6, n. 9, p. 58–59, 2023. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/renef/article/view/7299. Acesso em: 22 dez. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>