IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO DOCENTE: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Alexandre Mendes Abreu Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
  • Thaylane Ruas Abreu Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
  • Larissa Caroline Ferreira ribeiro Sobral Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
  • Carla Cristine Alencar Chamone Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
  • Erika Lucas Lopes Escola Estadual Francisco Peres
  • Rosângela Ramos Veloso Silva Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Palavras-chave:

Residência Pedagógica. Formação docênte. Teoria e prática.

Resumo

O Programa  Residência Pedagógica (RP) em Educação Física da Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes, tem a finalidade de oportunizar aos residentes vivencias das ações docente no ambiente escolar, compartilhando conhecimentos e proposta da realidade vividas na educação básica. O objetivo desse trabalho é  descrever  as experiências adquiridas durante o modulo I e II  no Programa Residência Pedagógica da área de Educação Física em uma escola da rede estadual de ensino da cidade de Montes Claros.  Trata-se de um relato de experiência. O grupo é formado por  cinco  acadêmicos do curso de Educação Física  Licenciatura – Unimontes, uma preceptora e uma coordenadora. As ações deste programa teve início em novembro 2022, com alunos do 7º, 8º e 9º anos do ensino fundamental II, tal experimentação da realidade no ambiente escolar é de grande importância para o acadêmico unir a teoria com a pratica docente, pois tivemos a oportunidade de conhecer o ambiente escolar por meio de observação, estudar vários documentos norteadores, como: Projeto Político Pedagógico, MAPA´s (livros pedagógicos com sugestões de sequências didáticas), Plano de ensino e aproximar esse conhecimento da realidade sociocultural dos alunos, bem como de seus níveis de aprendizagens.  Durante esse período foram realizados a elaboração de materiais didático-pedagógicos, planos de aulas, reuniões periódicas, participação em eventos escolares, estudo de matérias que pudesse facilitar e aprofundar nosso conhecimento sobre os esporte – vôlei, basquete e handebol, conteúdo este que aplicamos nas nossa regência com o acompanhamento da preceptora. As intervenções eram   baseadas na análise do contexto da sala de aula, considerando as condições objetivas e subjetivas do processo de ensino e aprendizagem e os documentos norteadores.  Diante do exposto, foi possível perceber que o conhecimentos adquirido durante  as ações desenvolvidas no Programa Residência Pedagógica   agregou valores e experiência na escola, e como futuros docentes de Educação Física, os desafios são mostrados na sala aula e nos deixam    preparados para enfrentá-los, com isso,  fomos desenvolvendo habilidades para ensinar, e refletir sobre a pratica. Desta forma, foi possível aproveitar essa experiência e crescer como ser humano e como futuros professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-12-16

Como Citar

MENDES ABREU , A.; RUAS ABREU, T.; CAROLINE FERREIRA RIBEIRO SOBRAL , L.; CRISTINE ALENCAR CHAMONE , C.; LUCAS LOPES, E.; RAMOS VELOSO SILVA, R. IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO DOCENTE: RELATO DE EXPERIÊNCIA. RENEF, [S. l.], v. 6, n. 9, p. 65–67, 2023. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/renef/article/view/7303. Acesso em: 24 nov. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2