PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: RELATO DAS EXPERIÊNCIAS E ESTRATÉGIAS DE ENSINO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • Larissa Caroline Ferreira ribeiro Sobral Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
  • Victor Hugo Pereira Santos Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
  • Alexandre Mendes Abreu Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
  • Erika Lucas Lopes Escola Estadual Francisco Peres
  • Rosângela Ramos Veloso Silva Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Palavras-chave:

Residência Pedagógica. Educação Física. Estratégias de Ensino

Resumo

O Programa Residência Pedagógica (RP) em Educação Física da Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes, é de extrema importância, pois proporciona aos estudantes a oportunidade de vivenciar de forma mais intensa e prática o exercício da docência. Através do programa, os residentes são inseridos em escolas, sob a supervisão de preceptores, onde têm a oportunidade de aplicar os conhecimentos teóricos, desenvolver habilidades de planejamento, execução e avaliação de aulas, além de aprimorar suas capacidades de relacionamento interpessoal com os estudantes e demais profissionais da escola. O objetivo desse resumo foi descrever as vivencias e as estratégias de ensino dos acadêmicos que integram o RP em Educação Física em uma escola pública da cidade de Montes Claros-MG. Trata-se de um relato de experiência. Durante permanência no programa tivemos várias experiências enriquecedoras. Uma delas foi a interação com os alunos, que sempre nos proporcionaram momentos de aprendizado. Através de dificuldades, sentimos a necessidade de monta estratégias de ensino para melhora a participação dos alunos nas aulas, enfatizando a importância dos vínculos afetivos ao processo de ensino aprendizagem. Assim, com um olhar panorâmico notamos as mazelas de cada sala no qual dávamos aulas, adotamos estratégias de ensino que motivasse a participação de grande maioria dos alunos. Começamos a participar das atividades com eles, dá-los feedbacks positivos, reconhecendo e elogiando. Isso ajudou a aumentar a autoestima e a motivação. Uma das estratégias de ensino que utilizada foi a organização das atividades de forma progressiva, começando com aquecimentos e alongamentos para preparar o corpo dos alunos para a prática esportiva. Em seguida, foram desenvolvidas atividades que visaram o desenvolvimento de habilidades motoras. Também utilizamos brincadeiras para estimular o trabalho em equipe e intensificar regras esportivas. Portanto, é claro que a relação professor/aluno efetiva-se com mais qualidade quando fundamentada pela confiança recíproca entre docente e estudantes aliada a uma boa metodologia de ensino e planejamentos das aulas. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-12-16

Como Citar

CAROLINE FERREIRA RIBEIRO SOBRAL , L.; HUGO PEREIRA SANTOS, V.; MENDES ABREU , A.; LUCAS LOPES, E.; RAMOS VELOSO SILVA, R. PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: RELATO DAS EXPERIÊNCIAS E ESTRATÉGIAS DE ENSINO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. RENEF, [S. l.], v. 6, n. 9, p. 68–69, 2023. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/renef/article/view/7304. Acesso em: 22 dez. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>