AS DIFICULDADES SOCIAIS DA ESCOLA, SOB A PERSPECTIVA DOS RESIDENTES DO PROGRAMA PEDAGÓGICA
Palavras-chave:
Educação Física. Dificuldades Sociais. Escola PúblicaResumo
As escolas públicas desempenham um importante papel na sociedade, proporcionando educação acessível e oportunidades de aprendizado para jovens e crianças, mas, a escola não pode, sozinha, ser responsável por todas as transformações sociais e é dentro dela que intervenções pedagógicas acontecem podendo mudar a realidade. Esse resumo tem como objetivo compreender as dificuldades no processo de aprendizagem dos alunos, a fim de compartilhar as experiências pedagógicas construídas pelo programa que contribuíram na construção da identidade profissional dos residentes participantes. O presente relato de experiência baseou-se na descrição das experiências dos acadêmicos de licenciatura em Educação Física da Universidade Estadual de Montes Claros por meio da Residência Pedagógica com estudantes do Ensino Fundamental da Escola Estadual Beato José De Anchieta na Cidade de Montes Claros. Os Residentes atuaram com os alunos semanalmente, no período de 27 de fevereiro à 23 de junho de 2023, junto com a professora da escola na construção de apostila e aplicação das atividades em sala cujo tema foi o resgate de jogos e brincadeiras, retomando a ideologia da prática motora e cultural, brincadeiras já antes vivenciadas pelos alunos que culminaram em um evento que refletiu as dificuldades encontradas no ambiente escolar, das quais ficou muito evidente a dificuldade de relacionamentos e cumprimento de regras. Diante das observações e discussões no grupo concluímos que a ausência das famílias, a falta de rotina e a certeza de impunidades são fatores que interferem de forma negativa no processo de formação do aluno tanto no que diz respeito ao processo de aprendizagem como na sua formação humana. É preciso que a comunidade escolar se envolva com a prática pedagógica, tendo o objetivo enfrentar estes desafios sociais, tendo por base a perspectiva do aluno, uma vez que ele necessita de motivação que vá além da avaliação quantitativa da escola. Essa meta só será alcançada se a estrutura escolar estiver aliada aos anseios da comunidade respeitando seu contexto cultural onde família e escola dialoguem e entendam os desejos dos alunos.