RELATO DE EXPERIÊNCIA DOS ACADÊMICOS DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: FESTIVAL DE JOGOS E BRINCADEIRAS
Palavras-chave:
Aplicabilidade. Jogos e brincadeiras antigas. Vivência.Resumo
Os avanços tecnológicos no que diz respeito à internet, jogos eletrônicos e a informática, tornaram-se cada vez mais conhecidos, principalmente no meio de crianças e adolescentes. O ato de brincar tem se tornado cada vez mais raro nos dias atuais. Neste sentido, este resumo se refere a um relato de experiência dos acadêmicos no desenvolvimento do 2° módulo do Residência Pedagógica, que tem explorado os jogos e brincadeiras antigas frente ao cenário tecnológico. O objetivo foi descrever as experiências desenvolvidas no ambiente escolar por meio de momentos de interação entre os alunos através de circuitos de jogos e brincadeiras antigas que resgatam o lúdico, promover a troca de experiências com os colegas, reforçar a importância do trabalho coletivo e proporcionar a vivência de brincadeiras. Sabe-se, que os jogos e brincadeiras, assumem um importante papel educacional, principalmente por seu caráter pedagógico, portanto, este trabalho se justifica por investigar a aplicabilidade destes jogos e brincadeiras antigas frente a um cenário tecnológico. O procedimento usado foi a aplicação do festival de jogos e brincadeiras antigas, que buscou a participação dos alunos da Escola Estadual Beato José de Anchieta. A partir desta atividade percebemos que sua aplicabilidade foi bastante efetiva na escola, visto que os alunos se interessam e se envolvem nas brincadeiras propostas dentro do ambiente escolar, sendo atingido o objetivo de integração e vivência dos alunos durante esse momento proporcionado pelos acadêmicos, residentes da escola.