RELATO DE EXPERIÊNCIA DOS ACADÊMICOS DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: FESTIVAL DE JOGOS E BRINCADEIRAS

Autores

  • Izabella Alves e Silva Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
  • Amanda Vasconcelos Andrade Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
  • Marcos Vinícius Fernandes Santos Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
  • Wanderson Gabriel Soares de Freitas Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
  • Davidson Ferreira Gonçalves Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
  • Rogéria Santos Da Dalt Escola Estadual Beato José de Anchieta
  • Rosângela Ramos Veloso Silva Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Palavras-chave:

Aplicabilidade. Jogos e brincadeiras antigas. Vivência.

Resumo

Os avanços tecnológicos no que diz respeito à internet, jogos eletrônicos e a informática, tornaram-se cada vez mais conhecidos, principalmente no meio de crianças e adolescentes. O ato de brincar tem se tornado cada vez mais raro nos dias atuais. Neste sentido, este resumo se refere a um relato de experiência dos acadêmicos no desenvolvimento do 2° módulo do Residência Pedagógica, que tem explorado os jogos e brincadeiras antigas frente ao cenário tecnológico. O objetivo foi descrever as experiências desenvolvidas no ambiente escolar por meio de momentos de interação entre os alunos através de circuitos de jogos e brincadeiras antigas que resgatam o lúdico, promover a troca de experiências com os colegas, reforçar a importância do trabalho coletivo e proporcionar a vivência de brincadeiras. Sabe-se, que os jogos e brincadeiras, assumem um importante papel educacional, principalmente por seu caráter pedagógico, portanto, este trabalho se justifica por investigar a aplicabilidade destes jogos e brincadeiras antigas frente a um cenário tecnológico. O procedimento usado foi a aplicação do festival de jogos e brincadeiras antigas, que buscou a participação dos alunos da Escola Estadual Beato José de Anchieta. A partir desta atividade percebemos que sua aplicabilidade foi bastante efetiva na escola, visto que os alunos se interessam e se envolvem nas brincadeiras propostas dentro do ambiente escolar, sendo atingido o objetivo de integração e vivência dos alunos durante esse momento proporcionado pelos acadêmicos, residentes da escola.

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Publicado

2023-12-16

Como Citar

ALVES E SILVA, Izabella; VASCONCELOS ANDRADE, Amanda; VINÍCIUS FERNANDES SANTOS, Marcos; GABRIEL SOARES DE FREITAS, Wanderson; FERREIRA GONÇALVES, Davidson; SANTOS DA DALT, Rogéria; RAMOS VELOSO SILVA, Rosângela. RELATO DE EXPERIÊNCIA DOS ACADÊMICOS DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: FESTIVAL DE JOGOS E BRINCADEIRAS: . RENEF, [s. l.], v. 6, n. 6, p. 73–74, 2023. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/renef/article/view/7306. Acesso em: 3 jul. 2024.

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