RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DAS RESIDENTES DE LICENCIATURA EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • Anne Karoline Aguiar Aandrade Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
  • Bruna Luiza Lopes Souza Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
  • Rhaianny Gabriela Oliveira Lima Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
  • Natalia Siega da Silva Escola Estadual Carlos Versiani
  • Rosângela Ramos Veloso Silva Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Palavras-chave:

Educação Física. Programa Residência Pedagógica. Residentes.

Resumo

O Programa Residência Pedagógica (PRP) busca aperfeiçoar a formação dos acadêmicos de licenciatura, proporcionando aos residentes a capacidade de colocar em prática o que foi visto durante sua formação, além de conhecer e construir novas habilidades e aprendizagens. Ter vivência no âmbito escolar oportuniza ao futuro professor o entendimento sobre aspectos escolares, e o programa residência pedagógica vem proporcionar aos residentes essas experiências. O presente relato de experiência objetiva descrever de forma sucinta as aprendizagens vividas pelas residentes dentro do PRP, no subprojeto Educação Física. Trata-se de um estudo descritivo, tipo Relato de Experiência. O mesmo foi desenvolvido sob abordagem qualitativa, com alunos do 7º ao 9º ano do ensino fundamental. Em uma primeira etapa as residentes realizaram a caracterização observando a estrutura da escola. Logo após foram analisados os documentos escolares: o Currículo Referência de Minas Gerais (CRMG), o Material de Apoio Pedagógico para Aprendizagens (MAPA) e o Planejamento Anual. Em seguida foi iniciada a docência, em que foram trabalhadas atividades divididas por bimestre, sendo aplicado no primeiro bimestre o conteúdo esporte, especificadamente o handebol e no segundo bimestre o futsal e o conteúdo de danças. Dentro do PRP planejamentos pedagógicos são realizados mensalmente, onde são realizadas atividades que as direcionam no desenvolvimento durante as aulas. Como já foi citado, o bimestre iniciou-se com o handebol, e ao fim foi realizado um festival para que os alunos pudessem colocar em prática o que foi ensinado durante as aulas. Ao longo do segundo bimestre no período de ensino do futsal, houve uma pausa nas aulas para que pudessem acontecer os ensaios de quadrilha, que faz parte do componente curricular danças.  Dentre as ações do Residência Pedagógica, são realizadas reuniões com presença de residentes de outras escolas e reuniões com o subgrupo com as residentes apenas da escola própria de intervenção. A prática pedagógica aproxima as residentes da realidade escolar, sendo então, de grande importância para as mesmas, pois, é onde tem a oportunidade de experimentar o aprendizado teórico e prático. Diante disso, é notório que o programa residência pedagógica é uma oportunidade na qual as residentes como futuras professoras podem adquirir experiências necessárias para a prática docente, oportunizando crescimento pessoal e profissional.

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Publicado

2023-12-16

Como Citar

KAROLINE AGUIAR AANDRADE, A.; LUIZA LOPES SOUZA, B.; GABRIELA OLIVEIRA LIMA, R.; SIEGA DA SILVA, N.; RAMOS VELOSO SILVA, R. RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DAS RESIDENTES DE LICENCIATURA EDUCAÇÃO FÍSICA. RENEF, [S. l.], v. 6, n. 9, p. 78–80, 2023. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/renef/article/view/7308. Acesso em: 22 dez. 2024.

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