Prática de atividade física em tempos de isolamento social causado pela pandemia da COVID-19
Abstract
O ano de 2020 teve seu início marcado pelo surto da doença causada pelo novo coronavírus, a COVID-19.Frente a esse cenário diversas foram as mudanças ocorridas no âmbito social, econômico e educacional, direcionadas pelos governos federal, estaduais e municipais. O distanciamento social fechou as universidades, e em março de 2020, foi publicada a portaria 343 do Ministério da Educação, a qual: “Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do novo coronavírus” (BRASIL, 2020). Evidenciando a necessidade de um novo modelo educacional, a partir de uma maior utilização da tecnologia para seguir com os conteúdos programados para o ano letivo. Trata-se de um Relato de Experiência, elaborado por uma equipe de professores do Departamento de Educação Física e do Desporto da Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES, relacionando os eixos Atividade Física e Saúde e Morfologia Funcional, acerca da realização de uma live por meio da rede social “Instagram” (na linguagem da Internet, a expressão passou a caracterizar as transmissões ao vivo).Nesse cenário, a proposta apresentada tornou-se imprescindível ao apresentar, aos acadêmicos do Curso de Educação Física, informações atuais relacionadas as possíveis alternativas para a continuação das práticas rotineiras de atividade física, por parte dos escolares, em tempos de distanciamento social.O desafio foi apresentar experiências e conceitos associados a manutenção de crianças e adolescentes fisicamente ativa e orientá-las, de forma segura, sem esbarrar nas estratégias de medidas de prevenção em relação à disseminação do vírus.
Palavras-chave:Atividade física.Isolamento social.Pandemia.
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References
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