DA ANÁLISE CINESIOLÓGICA DA REMADA NO SKATE À AVALIAÇÃO TÉCNICA DA MODALIDADE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Keywords:
Educação Física Escolar. Técnica.Abstract
Este estudo foi motivado pela carência de análises na Educação Física que caracterizem a técnica de movimentos básicos no kate. O objetivo geral foi descrever a cinesiologia da remada no skate e propor uma ficha de avaliação qualitativa do movimento. A fase da coleta de dados se iniciou com a filmagem das técnicas empregadas por 15 skatistas (10 Masc. e 5 Fem.) no movimento da remada. Após eliminação de estilos individuais, identificou-se o seguinte padrão de movimento: na “fase de preparação” - flexão do joelho de apoio; na “fase de impulsão” - inclinação do tronco, abdução dos ombros, flexão dos cotovelos, joelhos e tornozelos da remada e na “fase de deslize” - abdução dos ombros e flexão dos cotovelos. Os movimentos articulares identificados nos sujeitos permitiram construir uma ficha de avaliação. Esta ficha foi aplicada junto às crianças participantes de aulas de iniciação ao skate. A amostra foi composta de 11 alunos do 3º ano (5M/6F) e 4 do 4º ano (2M/2F). Em geral, as crianças do 4º ano apresentaram melhores resultados. Contudo, tanto para crianças do 3º quanto para as do 4º ano, houve ausência dos movimentos esperados para os itens 8 e 9. Para as crianças do 3º ano, resultados insatisfatórios também foram observados nos itens 4 e 7. Em virtude do número reduzido de crianças observadas, entende-se que mais aplicações serão necessárias para a consolidação da ficha como instrumento de avaliação, pois sua implementação demonstrou-se factível. Como conclusão, este estudo demonstrou que as análises biomecânicas e cinesiológicas podem ser utilizadas como ferramentas eficazes de análise do movimento para que possamos, enquanto profissionais, alcançar a realidade da Educação Física Escolar.
Palavras Chave: Skate. Educação Física Escolar. Técnica.