A MOTIVAÇÃO PARA A PRÁTICA DO FUTEBOL DE CAMPO: UM ESTUDO COM JOVENS ATLETAS

Authors

  • Gabriela Fernanda Santos Almeida Faculdades Unidas do Norte de Minas - FUNORTE
  • Marco Aurélio Dias Gusmão2 Faculdades Unidas do Norte de Minas - FUNORTE
  • Fernanda Cardoso Rocha Faculdades de Saúde Ibituruna – FASI.
  • Alexandre Alves Caribé da Cunha Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
  • Laura Lílian Ferreira Silva Faculdades Unidas do Norte de Minas - FUNORTE

DOI:

10.35258/rn2019091300026

Keywords:

Psicologia do Esporte; Motivação; Futebol.

Abstract

A motivação é um aspecto psicológico que vem sendo muito estudado no âmbito esportivo e é fundamental na prática de qualquer modalidade. O entendimento da motivação no esporte torna-se importante no momento em que enfocamos a motivação como um processo para despertar a ação ou sustentar a atividade. Na vida dos jovens, a prática esportiva pode influenciar positivamente ou negativamente, pois nesta fase da vida, eles passam por mudanças, sendo uma delas o desenvolvimento psicofísico que ocorre intensamente e que é sentido, de modo peculiar, na prática esportiva. Dessa forma, esta pesquisa investigou os fatores motivacionais que influenciam a iniciação e permanência dos jovens atletas na prática do futebol de campo. Além disto, buscou-se constatar os motivos da preferência pelo futebol de campo em relação às outras modalidades, para que estas informações possam contribuir a fim de aperfeiçoar a participação do jovem no esporte. Trata-se de uma pesquisa de campo com caráter qualitativo, descritivo e de corte transversal. O estudo foi realizado com adolescentes da Escola de Futebol da Unimontes, na cidade de Montes Claros – MG.  Para tal, foi utilizado como instrumento de coleta de dados um questionário socioeconômico, elaborado pelos próprios pesquisadores, e o Inventário de Motivação à Prática Regular de Atividade Física (IMPRAFE-54). Como resultados apresenta a dimensão “Prazer” como o principal motivador interno à pratica do futebol, seguindo assim pelas dimensão “Saúde”, “Competitividade”, “Estética” e por fim “Controle de estresse”, sucessivamente. Tornando com isso o prazer ao esporte como principal componente motivador a prática de futebol.  Este estudo permitiu concluir sobre a influência e a relevância da pratica de esporte para o adolescente, contudo ainda é escassa a literatura que possa realizar embasamento para reafirmar a motivação como componente essencial para tais práticas.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Gabriela Fernanda Santos Almeida, Faculdades Unidas do Norte de Minas - FUNORTE

Graduada em Psicologia - Faculdades Unidas do Norte - FUNORTE.

Marco Aurélio Dias Gusmão2, Faculdades Unidas do Norte de Minas - FUNORTE

Graduado em Psicologia - Faculdades Unidas do Norte - FUNORTE.

Fernanda Cardoso Rocha, Faculdades de Saúde Ibituruna – FASI.

Graduada em Psicologia - Faculdades de Saúde Ibituruna - FASI. Especialista em Saúde da Família.
Especialista em Metodologia e Didática do Ensino Superior, Psicologia Hospitalar e Psico-oncologia.

Alexandre Alves Caribé da Cunha, Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Mestre em Gestão do Desporto - Faculdade de Motricidade Humana - Universidade Técnica de Lisboa.
Pós-Graduado em Avaliação e Prescrição do Exercício Físico – UNIMONTES. Professor do Ensino
Superior UNIMONTES e FAVENORTE.

Laura Lílian Ferreira Silva, Faculdades Unidas do Norte de Minas - FUNORTE

Graduada em Psicologia - FUNORTE. Especialista em MBA em Administração de Empresas: ênfase em Gestão de Pessoas. Pós-graduanda em Psicologia do Esporte.

References

BALBINOTTI, M.A., BARBOSA, M.L., BALBINOTTI, C.A., SALDANHA, R.P., MAZO, J.Z. O prazer na prática de atividades físicas e esportivas na adolescência: um estudo comparativo entre os sexos. Coleç. Pesqui. Educ. Fís. 2010;9(2):197-202.

BALBINOTTI, M.A., ZAMBONATO, F., BARBOSA, M.L., SALDANHA, R.P., BALBINOTTI, C.A. Motivação à prática regular de atividades físicas e esportivas: um estudo comparativo entre estudantes com sobrepeso, obesos e eutróficos. Motriz. 2011 Jul;17(3):384-94.

BALBINOTTI, M.A.A., BARBOSA, M.L.L. Inventário de Motivação à Prática Regular de Atividades Físicas (IMPRAF – 54). Laboratório de Psicologia do Esporte – Universidade Federal do Rio Grande do Sul: Porto Alegre, 2006. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/motriz/v17n3/02.pdf. Acesso em 3 out. 2018.

BRASIL. MINISTÉRIO DO ESPORTE. A prática de esporte no Brasil. 2013. Disponível em: http://www.esporte.gov.br/diesporte/index.html. Acesso em: 27 set. 2017.

CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Resolução CFP N. º 013/2007-Institui a consolidação das resoluções relativas ao título profissional de especialista em psicologia. Resolução nº 013 de 01 de Junho de 2007. Brasília- DF, anexo II, p. 20. Disponível em: http://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2008/08/Resolucao_CFP_nx_013-2007.pdf. Acesso em: 30 set. 2017.

COZAC, J.R.L. Psicologia do esporte: atleta e ser humano em ação. São Paulo: Roca, 2013.

LOPES, P., Nunomura, M. Motivação para a prática e permanência na ginástica artística de alto nível. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte. 2007; 1;21(3):177-87.

MIRANDA, R., BARA FILHO, M. Construindo um atleta vencedor: uma abordagem psicofísica do esporte. Porto Alegre: Artmed Editora, 2009.

PACHECO, C.H. Motivação à prática regular de atividades esportivas: um estudo com praticantes de escolinhas de futebol e futsal (13 a 17 anos). 2009. Disponível em: http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/18833/000732959.pdf?sequence=1. Acesso em: 15 mai. 2018.

PAIM, M.C. Motivos que levam adolescentes a praticar o futebol. Revista Digital 2001 Dec;7(43).

PEREIRA, A.B. A construção social do tipo “jogador de futebol profissional”: um estudo sobre os repertórios usados por jogadores de distintas categorias etárias e por integrantes de suas matrizes. São Paulo (SP): Universidade Federal de São Paulo Digital. 2008. Disponível em: https://sapientia.pucsp.br/bitstream/handle/17303/1/Adriana%20Bernardes%20Pereira.pdf. Acesso em: 20 mai. 2018

SAMULSKI, D. Psicologia do esporte: um manual para a educação física, fisioterapia e psicologia. Psicologia do esporte: um manual para a educação física, fisioterapia e psicologia. São Paulo: Manole, 2002.

DOI: https://doi.org/10.35258/rn2019091300026

Published

2020-01-21

How to Cite

FERNANDA SANTOS ALMEIDA, G. .; AURÉLIO DIAS GUSMÃO2, M.; CARDOSO ROCHA, F.; ALVES CARIBÉ DA CUNHA, A.; LÍLIAN FERREIRA SILVA, L. A MOTIVAÇÃO PARA A PRÁTICA DO FUTEBOL DE CAMPO: UM ESTUDO COM JOVENS ATLETAS. RENEF, [S. l.], v. 9, n. 13, p. 02–12, 2020. DOI: 10.35258/rn2019091300026. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/renef/article/view/502. Acesso em: 23 nov. 2024.

Issue

Section

Artigos