EDITORIAL

Authors

  • Sandra Renata Fonseca Mota Universidade estadual De Montes Claros - UNIMONTES
  • Maria Ângela Lopes Dumont Macêdo Universidade estadual De Montes Claros - UNIMONTES
  • Vinícius Dias Rodrigues Universidade estadual De Montes Claros - UNIMONTES
  • Vivianne MAR Universidade estadual De Montes Claros - UNIMONTES

Abstract

Um dos grandes jargões do mundo contemporâneo é acrescentar valor  ao conhecimento, posto seu ciclo constante de evolução e de transformação. O conhecimento, do latim cognescere, é uma relação entre um sujeito, o agente que conhece, e um objeto, aquilo que é conhecido. Terry Eagleton, em sua "Teoria Literária: uma introdução",  postula que "há alguns tipos de conhecimento que temos que adquirir a qualquer custo sob pena de perder a liberdade", o que revela os desafios impostos a ele. A ciência moderna tem influenciado mormente o fazer científico na práxis acadêmica da educação física, fornecendo subsídios para uma discussão epistemológica. É nesse contexto que a Revista Eletrônica Nacional da Educação Física (RENEF), na Edição Especial "Educação Física EAD", traz em seu bojo os trabalhos de conclusão de curso dos acadêmicos do curso de Educação Física ofertado no âmbito da Universidade Aberta do Brasil/CEAD/Unimontes, dos pólos de Urucuia, Monte Azul e Joaíma, possibilitando a amplitude do conhecimento.

A publicação desta Edição Especial, reflete a deferência aos valores universitários, pautados pelo respeito a igualdade e à democracia. Demarca, ainda, o recrudescimento da Universidade frente à produção acadêmica, marcada pelos impactos significativos ocasionados pela pandemia mundial ocasionada pela Covid-19, o que evidência a importância de seu papel social na produção do conhecimento científico qualitativo.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2022-08-03

How to Cite

RENATA FONSECA MOTA, S.; ÂNGELA LOPES DUMONT MACÊDO, M.; DIAS RODRIGUES, V.; MAR, V. EDITORIAL. RENEF, [S. l.], v. 5, n. 7, p. 1, 2022. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/renef/article/view/5607. Acesso em: 22 nov. 2024.

Most read articles by the same author(s)

<< < 1 2 3