AS LUTAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL: UM ESTUDO SOBRE A COORDENAÇÃO MOTORA

Authors

  • Fabrício Borges Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Keywords:

Coordenação Motora, Lutas, Educação Física.

Abstract

O objetivo desse estudo foi avaliar a coordenação motora em escolares praticantes de lutas na Educação Física da Escola Municipal de tempo integral Rotary São Luiz de Montes Claros – MG através da bateria de teste de coordenação motora – KTK. Este estudo caracteriza-se como uma pesquisa descritiva comparativa com caráter quantitativo, de corte transversal. A amostra foi composta por dois grupos de escolares inicialmente divididos por faixa etária: o grupo 1 composto por 20 alunos de (11 à14 anos) que praticam aulas de lutas e o grupo 2 por 20 alunos (11 à 14 anos) que não praticam lutas, totalizando 40 sujeitos do sexo masculino e feminino com idade entre 11 à 14 anos, escolhidas de forma conveniente. O instrumento utilizado foi à bateria de teste KTK desenvolvida por Kiphard; Schilling (1974) que avalia a coordenação motora em crianças. Os dados foram introduzidos e analisados a partir da utilização do software SPSS for Windows versão 20.0. Inicialmente foram realizados procedimentos de estatística descritiva a fim de caracterizar a amostra. Em seguida foi realizado o Teste "t" de Student para amostras independentes. Nesse caso foi utilizado um nível de significância de 95%. Conforme a exposição dos dados coletados o estudo apresentou que na comparação entre os sexos os meninos foram sempre superiores que as meninas em todos os testes, porém na trave de equilíbrio essa diferença não foi significativa com p=0,838, e para os outros testes a diferença foi significativa ao nível de p≤0,01. Quando a comparação foi feita entre os alunos praticantes e não praticantes de lutas os resultados apontam que aqueles que são praticantes têm resultados melhores que os outros em todos os testes com p≤0,01, contudo no salto lateral essa diferença não se mostrou significativa com p=0,063. Portanto conclui-se que os alunos praticantes de lutas da Escola Municipal de tempo integral Rotary São Luiz tem melhor desempenho na coordenação motora do que os nãos praticante, sendo apresentado nos resultados. Contudo o estudo teve certas limitações como não conseguir controlar todas as variáveis, tempo de pratica e se os mesmos realizavam qualquer outro tipo de pratica esportiva diferente, sendo assim recomenda-se novos estudos relacionando essas variáveis a pratica das lutas com enfoque na coordenação motora.

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Published

2020-01-27

How to Cite

BORGES, F. AS LUTAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL: UM ESTUDO SOBRE A COORDENAÇÃO MOTORA. RENEF, [S. l.], v. 6, n. 8, p. 51–52, 2020. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/renef/article/view/630. Acesso em: 22 dec. 2024.

Issue

Section

Resumos de Monografias Unimontes