AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA PROMOÇÃO DE HÁBITOS SAUDÁVEIS EM ESCOLARES DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE PÚBLICA DE MONTES CLAROS – MG.
Keywords:
Planejamento, ensino fundamental series finai, intensidade, hábitos saudáveis, sedentarismo.Abstract
A sociedade atual está em constante mudança. A falta de tempo é cada vez maior, deixando as pessoas com tempo reduzido, para se preocuparem com a aquisição de hábitos saudáveis, e a sua saúde. As escolas tem um papel fundamental na conscientização da sociedade, quanto à importância de se adquirir hábitos saudáveis, uma vez que, grande parte da população, passa quase duas décadas das suas vidas nestas instituições de ensino. Nestas, o professor de educação física em suas aulas, tem o papel de incentivar, ensinar, de forma atrativa, a importância da aquisição de hábitos saudáveis para a saúde do indivíduo. Assim, o objetivo deste trabalho foi, verificar se, as atividades ministradas nas aulas de educação física, promovem a diminuição do sedentarismo, e a aquisição de hábitos saudáveis, em escolares do ensino fundamental 8° e 9° anos da rede pública de Montes Claros - MG. O estudo trata-se de uma pesquisa descritiva e de campo com análise quali – quantitativa, de corte transversal. A população foi composta por 364 alunos, de três escolas públicas de Montes Claros - MG, com idades dos 12 aos 15 anos do 8° e 9°anos. Desta amostra, 91 usaram o pedômetro, de forma aleatória, nas aulas práticas e após esta, todos da turma responderam ao questionário adaptado de Borg. O professor regente, respondeu a um questionário, sobre o planejamento e a execução das suas aulas de educação física. Ao final da pesquisa, concluiu-se que, as aulas de educação física, não estão promovendo a aquisição de hábitos saudáveis, e a redução do sedentarismo. Pois, os planejamentos das aulas não acontecem na prática, grande maioria dos horários teóricos é preenchido com jogos de tabuleiro e cartas. As aulas práticas são de futsal, com maior participação dos meninos, as meninas ficam sentadas conversando ou usando o celular, quando participam, é para somente obterem nota e frequência. Assim, nota-se a preocupação, em desenvolver nos professores, a consciência de que estão formando cidadãos, e que sua contribuição nas suas vidas é fundamental para que cresçam com saúde, e adquiram uma rotina de hábitos saudáveis, para assim, reduzir os casos de sedentarismo, que são causas e agravantes de várias enfermidades.