INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA : CONCEPÇÃO DOS PROFESSORES SOBRE A INCLUSÃO

Authors

  • Steffany Lorrane Alves Freitas Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
  • Luane de JesusSantos Barbosa Alves Escola Estadual Vereador Francisco Tofani
  • Amario Lessa Junior Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Abstract

Na Educação Física a inclusão vem sendo cada vez mais importante para crianças e jovens, envolve de um todo para obter essa inclusão inclusive ter empatia e consciência. A escola é um lugar onde é direito de todos, deve-se aprender juntos independente de quais serão as dificuldades encontradas. Dentro do contexto escolar, já estamos acompanhando a educação inclusiva na qual os alunos participam, tendo ou não necessidades especiais, dá mesma atividade. Tem como objetivo observar como os professores de Educação Física realizam a inclusão dos alunos e como eles planejam suas aulas para que consigam obter um bom resultado de todos. É de suma importância saber como que acontece a inclusão para o aprendizado e também como os professores adaptação as aulas quando no meio de seus alunos tem algum com uma certa deficiência. Portanto, trata de uma revisão de literatura e de campo que está em fase inicial de coleta de dados. Estão sendo incluídos na amostra e critérios de inclusão artigos que tenham relação com o tema pesquisados na plataforma de pesquisa do google acadêmico, usando os seguintes descritores: concepção dos professores, Educação Física, inclusão e deficiência. O estudo será de natureza quantitativa e de corte transversal e para obtenção de dados um questionário fechado com o objetivo de avaliar a percepção dos docentes frente a inclusão dos alunos em suas aulas. Esta sendo incluídos na amostra o professores que apresentam pelo menos 1 aluno que tenha alguma deficiência em fazer alguma atividade de Educação Física. Com isso esperamos através de atividades e brincadeiras promover a interação de todos os alunos e cria oportunidades para as pessoas com deficiência mostrarem que também são capazes de evoluir em conjunto, oferecendo oportunidades iguais, com inclusão social e valorização das diferenças, estimulando o desenvolvimento de habilidades que valorize as competências sócio emocionais. Para isso, cabe ao professor planejar as aulas de acordo com as especificidades dos alunos de cada turma.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2023-12-16

How to Cite

LORRANE ALVES FREITAS, S.; DE JESUSSANTOS BARBOSA ALVES, L.; LESSA JUNIOR, A. INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA : CONCEPÇÃO DOS PROFESSORES SOBRE A INCLUSÃO: . RENEF, [S. l.], v. 6, n. 9, p. 4–5, 2023. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/renef/article/view/7264. Acesso em: 22 dec. 2024.

Most read articles by the same author(s)

1 2 3 4 > >>