EXPERIÊNCIAS PSICOMOTORAS DESENVOLVIDAS COM ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Keywords:
Residência Pedagógica. Psicomotricidade. Formação docente.Abstract
O Programa Residência Pedagógica – (RP) de Educação Física da Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes tem por finalidade induzir o aperfeiçoamento da formação pratica nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão dos estudantes de licenciatura na educação básica proporcionando vivencias valorosas como a psicomotricidade durante as intervenções na escola campo. Este trabalho tem como objetivo relatar as experiências vivenciadas pelos acadêmicos bolsistas do RP, com os alunos do 1º ano do ensino fundamental I em uma escola estadual de Montes Claros – MG. Trata-se de um relato de experiência. Neste período tivemos várias experiências que nos agregou um valor enorme como profissional e pessoal. Uma delas foi a interação com os alunos, que sempre nos proporcionaram momentos de ensino, aprendizagem e descontração. Durante as aulas a maioria dos alunos demonstravam interesse nas atividades e todos executava com maior dedicação. Antes de iniciar a temática psicomotricidade, realizamos leituras de alguns documentos norteadores, planos de ensino e observação das turmas envolvidas. Logo em seguida a elaboração de planos de aula, com apoio da preceptora. As atividades planejadas, envolviam circuitos feitos com bolas, cones, linhas e arcos, afim de fazer com que as crianças desenvolvessem melhorias na coordenação motora grossa. Para a coordenação motora fina, usamos atividades como pegar objetos com a mão, passar bolinhas, tampinhas sobre colheres, pinçar e manusear bolinhas de papel. Além dessas atividades, trouxemos brincadeiras de pula corda, trilhas de pegadas, brincadeira de imitação, corrida com bexigas, pega cones e diversas atividade que auxiliavam na concentração, equilíbrio, estratégias, raciocínio lógico, lateralidade, coordenação motora fina e também gilidade.Portanto, a abordagem da psicomotricidade permite que seja entendido a forma de como a criança compreende seu corpo e as possibilidades de se expressar através do mesmo, localizando–se no tempo e espaço onde os alunos apresentaram uma boa evolução. O movimento humano é construindo em função de um objetivo e estimulando isso na escola, conseguimos abordar a afetividade, atenção, lateralidade, dominância lateral, funções cognitivas, socialização e trabalho em grupo. Com isso, as experiencias vivenciadas na escola campo durante a permanência no RP se tornou eficiente, prazeroso e proporcionou aprofundar mais sobre a psicomotricidade e suas abordagens pedagógicas nas aulas.