Por que precisamos estudar e pesquisar História da Educação Física e do Esporte?

Autores/as

Palabras clave:

História, Esporte, Educação Física

Resumen

O presente relato apresenta, de maneira sucinta, uma experiência vivenciada e desenvolvida, bem como uma reflexão sobre a sua prática a partir de alicerces teóricos. Tratou-se de uma ação de ensino remoto no curso de graduação em Educação Física, habilitação Licenciatura, ocorrida durante o período de “tratamento excepcional” determinado pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), em função da pandemia gerada pela doença originada do novo coronavírus (COVID-19). Dentre os temas abordados pelas Aulives[1], os professores Georgino Jorge de Souza Neto e Rogério Othon Teixeira Alves discutiram a seguinte questão: “Por que devemos estudar História da Educação Física e do Esporte?”A live aconteceu, pela plataforma do Instagram, no dia 23 de junho de 2020 e foi moderada pela professora Ester Liberato Pereira. Identifica-se, assim, a partir da articulação entre a teoria que embasou a referida ação e a sua efetiva prática, que urge incentivar-se e investir-se na realização de trabalhos acadêmicos e científicos, de forma constante, que proponham uma discussão acerca da História da Educação Física e do Esporte, uma vez que, de forma geral, ainda localizam-se escassos estudos que anunciem tal inquietação. A ausência de debates deste caráter não colabora, tampouco, com o incentivo à procura por ações ligadas ao redimensionamento do ensino desta disciplina, afora apoiar imprecisões no que acena à sua presença no arcabouço curricular dos cursos de graduação em Educação Física.

Palavras-chave:Pesquisa. História. Educação Fisica.

 

 

 

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ester Liberato Pereira, Universidade Estadual de Montes Claros

Doutora em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Professora do Departamento de Educação Física e do Desporto (DEFD) da Unimontes. Coordenadora do Grupo de Estudos em História do Esporte e da Educação Física (GEHEF).

E-mail: ester.pereira@unimontes.br / ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6193-9132 

Georgino Jorge de Souza Neto, Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Doutor em Estudos do lazer, Professor do Departamento de Educação Física e Desporto da Universidade Estadual de Montes Claros-MG, Brasil. E-mail: netogeorgino@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9375-0438.   

Rogério Othon Teixeira Alves, Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Doutor em Estudos do Lazer. Professor do Departamento de Educação Física e do Desporto, Coordenador do Ludens – Grupo de Estudo e Pesquisa do Lazer. Universidade Estadual de Montes Claros-MG, Brasil.

E-mail: rogerioothon@gmail.com / ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4023-726X

Citas

AMARILLA FILHO, P. Educação a distância: uma abordagem metodológica e didática a partir dos ambientes virtuais. Educação em revista, Belo Horizonte, v. 27, n. 2, p. 41-72, ago./2011.

MARROU, H.I. Sobre o conhecimento histórico. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1978.

MELO, V. A. de. Porque devemos estudar história da educação física/esportes nos cursos de graduação? Motriz - Volume 3, Número 1, jun/1997.

Publicado

2020-11-24

Cómo citar

LIBERATO PEREIRA, E.; DE SOUZA NETO, G. J.; OTHON TEIXEIRA ALVES, R. Por que precisamos estudar e pesquisar História da Educação Física e do Esporte?. RENEF, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 8–15, 2020. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/renef/article/view/3153. Acesso em: 22 nov. 2024.