INFORME DE EXPERIENCIA DE “AULIVE”: EDUCACIÓN FÍSICA Y PRÁCTICAS CULTURALES EN EL “NUEVO NORMAL” - AXIS SOCIEDADE

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Resumen

A pandemia do novo Coronavírus tem ressignificado tempos, espaços e vivências em nossa vida cotidiana, em meio a necessidade de adaptações e restrições a diversas atividades para evitarmos a disseminação do contágio pelo vírus de forma exponencial, com reflexos também nas nossas práticas de ensino e aprendizagem no âmbito da Universidade.A “Aulive” objeto deste relato de experiência integrou o Eixo Sociedade, composto por nove professores, que foram vinculados nessa área levando-se em consideração as possíveis relações e interfaces dos conteúdos de suas disciplinas e áreas de formação/atuação, os quais foram divididos em três subgrupos. Cada subgrupo ficou responsável por definir um tema  para ser apresentado ao Eixo e, posteriormente, fazer a articulação através de reuniões específicas entre os membros do subgrupo para delinear e detalhar a proposta, ajustar as diferentes perspectivas,  diálogos possíveis e necessárias contextualizações com o momento da pandemia e seus impactos na discussão a ser proposta.Acreditamos que os objetivos foram alcançados, principalmente no sentido de promover uma maior interação com os alunos e problematizar alguns dos conteúdos das respectivas disciplinas de trabalho de cada professor no campo da Educação Física e o contexto da pandemia de Coronavírus, abrindo para dois campos de reflexões. Em um primeiro momento, desdobramentos ligados à própria relação da Educação Física com a cultura e influência desta em suas práticas corporais, ampliando seus sentidos e significados. Em um segundo momento, mesmo com o distanciamento social e de forma remota, a experiência possibilitou meios para que uma intervenção prática fosse possível, sendo capaz de reaproximar os sujeitos envolvidos por meio da ludicidade e de suas múltiplas possibilidades, resgatando por meio de algumas brincadeiras e exemplos de construção de brinquedos com materiais recicláveis de fácil acesso, muita diversão e interação.

Palavras-chave: Educação Física. Práticas culturais. Novo normal. Ludicidade.

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Citas

BRACHT, V. Aprendizagem social e Educação Física. Porto Alegre: Magister, 1992.

UNIMONTES. PORTARIA Nº 036 - REITOR/2020. 17/03/2020.Disponível em: https://unimontes.br/wp-content/uploads/2020/03/Portaria-n%C2%BA-036-Reitor.pdf. Acesso em: 12 jun. 2020.

UNIMONTES. PORTARIA Nº 072 - REITOR/2020. 17/03/2020.Disponível em:https://unimontes.br/wp-content/uploads/2020/06/Portaria-n%C2%BA-072-Reitor-1.pdf. Acesso 12 jun. 2020.

FREIRE, P. Educação como prática de liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.

Publicado

2020-11-24

Cómo citar

ISABELA VERSIANI; MATOS SOBRINHO, José de Andrade; LOPES SALES, José Roberto. INFORME DE EXPERIENCIA DE “AULIVE”: EDUCACIÓN FÍSICA Y PRÁCTICAS CULTURALES EN EL “NUEVO NORMAL” - AXIS SOCIEDADE. RENEF, [s. l.], vol. 1, n.º 1, p. 46–56, 2020. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/renef/article/view/3169. Acesso em: 22 jul. 2024.

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