DA AVALIAÇÃO TÉCNICA À MULTIDISCIPLINAR DA MODALIDADE SKATE NA ESCOLA DE AVENTURAS

Autores/as

  • Letícia Emanoelle de Freitas
  • William Fernando Garcia
  • Giuliano Gomes de Assis Pimentel

Palabras clave:

Skate. Esportes de Aventura. Escolares.

Resumen

Pimentel
E-mail: lefreitasx@gmail.com Financiamento: PIBIS Fundação Araucária-Paraná O projeto escola de aventuras é uma atividade de extensão da Universidade Estadual de Maringá, que trabalha com as crianças matriculadas no Colégio de Aplicação Pedagógica (CAP), com faixa etária entre 6 e 10 anos. O objetivo desta parte do projeto foi descrever o trajeto de desenvolvimento da avaliação do deslocamento na modalidade skate, desde a perspectiva técnica até a multidisciplinar. O projeto é desenvolvido em uma aula semanal, no horário de Matemática, e oferece a prática de 5 modalidades, sendo elas: escalada, orientação, parkour, skate e slackline. Por meio de aprendizagem cruzada entre Educação Física e Matemática, esses conhecimentos são articulados em situações-problema. Para tanto, a cada aula, aplicamos uma tarefa junto aos alunos em que o conhecimento da cultura corporal e o lógico-matemático se cruzam na aprendizagem baseada em problemas. Para ilustrar essa prática, citamos a aula de identificação do volume de líquidos. Traçamos um percurso com giz branco no chão do pátio e os alunos deveriam percorrer com o skate executando as técnicas e simultaneamente recolher os copos descartáveis contendo diferentes medidas (ml) que encontravam no caminho. Após cumprir o trajeto e recolher os copos, cada aluno fez a somatória das unidades de copos recolhidos e também da medida em ml de cada um. Por fim, a mediação do professor atua no sentido de induzir o processo de síntese, por meio de questionamentos. Como principais achados desta intervenção, entendemos que os alunos articulam os conceitos científicos com a fruição no semovimentar, sendo capazes de entrar em mais momentos superiores de zona de desenvolvimento proximal. Concluímos que esse modelo multidisciplinar de avaliação capta a dinâmica abstração ao concreto, aproximando mais os conceitos do cotidiano lúdicos dos aprendizes.

Palavras-chave: Skate. Esportes de Aventura. Escolares.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2020-12-10

Cómo citar

FREITAS, L. E. de .; GARCIA, W. F. .; PIMENTEL, G. G. de A. . DA AVALIAÇÃO TÉCNICA À MULTIDISCIPLINAR DA MODALIDADE SKATE NA ESCOLA DE AVENTURAS. RENEF, [S. l.], v. 3, n. 3, p. 52, 2020. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/renef/article/view/3601. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Estudos socioculturais do esporte e da Educação Física