MOVEMENT FESTIVAL (UNIVERSITY OF JUIZ DE FORA – CAMPUS GOVERNADOR VALADARES, MINAS GERAIS-BRASIL, 2017-2019)
DOI:
10.46551/rn2022131900065Palabras clave:
Festival, Atividades ritmicas, Formação universitáriaResumen
Este estudo investiga a história do Festival do Movimento, organizado pelo curso de bacharelado em Educação Física da Universidade Federal de Juiz de Fora – Campus Governador Valadares, a partir da percepção dos docentes envolvidos com a sua proposição ao longo de suas seis edições presenciais, de 2017 a 2019. A pesquisa se insere na abordagem qualitativa e teve como amostra os 4 docentes que se envolveram na proposição do evento. Para a coleta de dados foi utilizado um questionário semiestruturado e os dados foram analisados através da Análise de Conteúdo. A partir das respostas foi possível compreender como se deu a instauração e a trajetória do Festival do Movimento, examinar os avanços, permanências e dificuldades encontradas pelos docentes para a realização dele, e demarcar os sentidos pedagógicos de uma avaliação curricular nesse formato.
Descargas
Citas
AYOUB, E. Ginástica geral e educação física escolar. Campinas, v.3, SP: Unicamp, 2013.
BACCIOTTI, S.; DINIZ, C.; ARGUELHO, R. S.; GASPARETTO, Z. I Festival de Ginástica Universitária em Campo Grande/MS: perfil e percepções dos participantes. Corpoconsciência, Cuiabá-MT, v. 23, n. 3, set./dez. 2019, p. 97-105.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2011.
BLANCO, A. C. Q.; LOPES, P.; BATISTA, M. S.; CARBINATTO, M. V. Composição Coreográfica na Ginástica Para Todos: estudo entre grupos universitários. In: VII CONGRESSO DE GINÁSTICA PARA TODOS, 2017, Goiânia. Anais [...]. Goiânia, 9 a 12 de Novembro, 2017. p. 71 - 72.
BONI, V.; QUARESMA, S. J. Aprendendo a entrevistar: como fazer entrevistas em Ciências Sociais. Revista Eletrônica dos Pós-Graduandos em Sociologia Política da UFSC, Santa Catarina, v. 2, n. 1, jan./jul. 2005, p. 68-80.
BRASILEIRO, L. T. O conhecimento no currículo escolar: o conteúdo dança em aulas de Educação Física na perspectiva crítica. Movimento, Porto Alegre, v. 8, n. 3, set./dez. 2002, p. 5-18.
CARBINATTO, M. V.; MOREIRA, W. W.; SOUZA, L. A.; CHAVES, A. D.; SIMÕES, R.; EHRENBERG, M. C. Avaliação em Dança: o caso dos festivais universitários da Educação Física. Revista Pro-Posições, São Paulo, v. 27, n. 3, set./dez. 2016, p. 57-80.
CHAVES, E.; OLIVEIRA, C. G. Ginástica Rítmica ou Dança? Universidade do Brasil Anos 40. In: 12º Congreso Argentino y 7º Latino americano de Educación Física y Ciencias, Ensenada, pcia Buenos Aires, 2017. Anais [...], Ensenada, pcia Buenos Aires, 13 a 17 de novembro de 2017, p. 1-16.
GERLING, I. E. Criando apresentações em grupo – os elementos da coreografia. In: BORTOLETO, M. A. C.; PAOLIELLO, E. Ginástica para todos: um encontro com a coletividade. Campinas, SP: Unicamp, 2017.
JÚNIOR, M. B. M. S; MELO, M. S. T; SANTIAGO, M. E. A Análise de conteúdo como forma de tratamento dos dados numa pesquisa qualitativa em educação física escolar. Movimento, Porto Alegre, v. 16, n. 3, jul./set. 2010, p. 31-49.
MAROUN, K. Ginástica Geral e Educação Física Escolar: Uma possibilidade de Intervenção pautada na Diversidade Cultural. Revista Contemporânea de Educação, Rio de Janeiro, v. 10, n. 19, jan./jun. 2015, p. 40-54.
MARTINS, H. H. T. S. Metodologia qualitativa de pesquisa. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 30, n. 2, maio/ago. 2004, p. 289-300.
MOREIRA, W. W.; SIMÕES, R.; PORTO, E. Análise de conteúdos: técnica de elaboração e análise de unidades de significado. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, São Paulo, v. 13, n. 4, 2005, p. 107-114.
PATRÍCIO, T. L.; BORTOLETO, M. A. C. Festivais ginásticos: princípios formativos na visão de especialistas. Conexões: Revista da Faculdade de Educação Física da UNICAMP, Campinas, v. 13, n. especial, maio 2015, p. 98-114.
PATRÍCIO, T. L.; BORTOLETO, M. A. C.; CARBINATTO, M. V. Festivais de ginástica no mundo e no Brasil: reflexões gerais. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 30, n. 1, jan./mar. 2016, p. 199-216.
PEREIRA, M. L; HUNGER, D. A. C. F. Limites do ensino de dança na formação do professor de Educação Física. Revista Motriz, Rio Claro, v. 15, n.4, out./dez. 2009, p. 768-780.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA. Projeto Pedagógico do Curso de Bacharelado em Educação Física (PPC). Governador Valadares, 2014, 71 p.
PÚBLIO, N. S. Evolução histórica da ginástica olímpica. Guarulhos: Phorte, 1998.
RUBIO, K. Jogos Olímpicos da Era Moderna: uma proposta de periodização. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, v.24, n.1, jan./mar. 2010, p.55-68.
SILVA, F. N.; AMARAL, B. Divulgando o Centro Universitário Uniabeu através do Flash Mob. Artefactum – Revista De Estudos Em Linguagem E Tecnologia. v. 13, n. 2, 2016, p. 1-15.
SILVA, T. S., SANTOS, L. B., BÁRBARA, S., JUNIOR, O. D. S., GRILLO, D. E. Aspectos Rítmicos Motor e Sonoro em aulas de Educação Física. São Paulo, Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, v. 7, n. 3, 2008, p. 36-41.
SOUZA, S. G.; NETO, S. V. Festival de Ginástica na Universo: o movimento da práxis na formação acadêmica. In: IV Congresso Centro-Oeste de Ciências do Esporte/ I Congresso Distrital de Ciências do Esporte, 2010, Brasília. Anais [...]. Brasília: CONCOCE/CONDICE, 22 a 25 set. 2010. p. 570-577.