GASTO CALÓRICO NO JOGO VIRTUAL DANCE CENTRAL: ESTUDO EM ACADÊMICAS DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores/as

  • Kamilla Alves da Silva Centro Universitário de João Pessoa - UNIPÊ
  • Luciano Meireles de Pontes Universidade Federal da Paraíba - UFPB

DOI:

10.35258/rn2017070900005

Resumen

O avanço tecnológico vem contribuindo de forma significativa para o desenvolvimento de jogos virtuais destinados à prática de atividade física, desenvolvidos para empregar o movimento humano como elemento principal. O objetivo do presente estudo é estimar o gasto calórico no exergame no jogo virtual dance central em acadêmicas do Curso de Educação Física.  Metodologia: Trata-se de estudo com delineamento pré-experimental. A amostra foi composta por 08 estudantes (19,3±2,2anos) do curso superior de Educação Física do Centro Universitário de João Pessoa (UNIPÊ). A variável primária da pesquisa foi o gasto calórico estimado por meio da frequência cardíaca (FC) em sessão do jogo virtual dance central com utilização de vídeo game X Box com sensor de movimento. Como variáveis secundárias foram realizadas medidas antropométricas (massa corporal, estatura e índice de massa corporal – IMC) para determinar o perfil da amostraNo protocolo do estudo foi realizado o monitoramento da FC e aplicação da Escala de Borg para a percepção do esforço nas seguintes fases do jogo: 1° minuto, 5° minuto, 10° minuto e 15° minuto. Ao término, foi estimado o gasto calórico total durante o jogo e a variabilidade da FC durante as diversas fases. Os dados foram submetidos às análises estatísticas descritivas de distribuição de frequência e de média, desvio padrão, valores mínimos e máximos. Resultados: Em termos médios a amostra apresentou o seguinte perfil antropométrico: massa corporal (55,7±5,2kg), estatura (162,1±0,4cm) e índice de massa corporal (21,2±2,0kg/m2). A FC apresentou a seguinte variação: FC repouso (74,7±9,3bpm), FC máxima (200,6±2,3bpm), FC no 1° minuto (128,6±20,7bpm), FC no 5° minuto (127,8±23,1bpm), FC 10° minuto (133,3±24,2bpm), FC no 15° minuto (133,1±21,7bpm) e FC média durante o jogo (123,5±14,6bpm). Conclusão: Uma sessão de 15 minutos no jogo virtual dance central como o uso de sensor de movimento apresentou gasto energético compatível a uma atividade física dentro de uma zona alvo para a perda de gordura, considerando a proporção de tempo do protocolo investigado, tendo proporcionado uma perda calórica satisfatória e podendo ser sugerido como alternativa ao uso de jogos sedentários.

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Biografía del autor/a

Kamilla Alves da Silva, Centro Universitário de João Pessoa - UNIPÊ

Centro Universitário de João Pessoa (UNIPÊ). Bacharelado em Educação Física. João Pessoa, Paraíba.

Luciano Meireles de Pontes, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Departamento de Educação Física. Centro de Ciências da Saúde. Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa, Paraíba.

Publicado

2020-01-27

Cómo citar

ALVES DA SILVA, K.; MEIRELES DE PONTES, . L. . GASTO CALÓRICO NO JOGO VIRTUAL DANCE CENTRAL: ESTUDO EM ACADÊMICAS DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA. RENEF, [S. l.], v. 7, n. 9, p. 64–74, 2020. DOI: 10.35258/rn2017070900005. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/renef/article/view/618. Acesso em: 22 dic. 2024.