ESCOLA, FAMÍLIA E SEXUALIDADE: PERCEPÇÕES DOS ESCOLARES DE UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DE MONTES CLAROS-MG
Palabras clave:
Sexualidade, Adolescência, Escola, Família, Educação Física.Resumen
Este estudo considera que as questões sobre a sexualidade exercem fortes influências na construção do indivíduo e que o processo educativo desencadeado no ambiente escolar e familiar é significativo para informar essas relações entre os alunos. Sendo assim, é relevante refletir sobre a discussão da Sexualidade no ambiente escolar e no contexto familiar, da mesma forma a postura didático-pedagógica adotada pelo professor diante do atual contexto sociocultural, no qual estamos inseridos, e o reflexo dessas ações na formação dos alunos. Dessa forma, o objetivo deste estudo é averiguar as percepções dos escolares de uma escola da rede pública localizada na cidade de Montes Claros - MG sobre a abordagem do tema sexualidade, no contexto escolar e familiar e sua relação com a disciplina de Educação Física. Este estudo trata-se de uma pesquisa descritiva de caráter qualitativo. A técnica utilizada para coleta de dados foi o grupo focal, baseado em um roteiro semi estruturado. A amostra foi composta por 10 alunos do ensino médio, com idades de 15 a 18 anos. A análise dos dados foi avaliada mediante o método dedutivo. Neste contexto, através da presente pesquisa observamos que trabalhar temáticas que abordem a sexualidade é papel fundamental da escola enquanto integrante na formação dos alunos, mas para que este trabalho seja realmente efetivo ele deve ser estendido à família, pois ela é a principal fonte de exemplo de seus filhos. Considerando que a sexualidade faz parte do contexto escolar e não a como fragmentá-la, os adolescentes buscam informações, então cabe à escola discutir essa temática em sala de aula com o intuito de corrigir, enriquecer e ampliar os conhecimentos dos estudantis.