CONCEPÇÃO DA PRÁXIS ACADÊMICA NA PERCEPÇÃO DISCENTE ACERCA DA DISCIPLINA ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DE EVENTOS NA UNIMONTES

Autores/as

  • Camila Nunes Gonçalves Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
  • Jaime Tolentino Miranda Neto Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Palabras clave:

Organização de eventos, Práxis acadêmica, Percepção discente.

Resumen

Introdução: Nos últimos anos os eventos esportivos têm ganhado bastante destaque no cenário mundial, tornando-se uma importante ferramenta econômica, social e cultural. Por esta razão tem sido foco de exploração das políticas públicas relacionadas à saúde, ao bem estar social, e a diversas outras esferas. Objetivo: Analisar a práxis acadêmica em relação a disciplina organização e gestão de eventos por meio da percepção dos discentes de Educação Física da Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES. Metodologia: Este estudo possui característica descritiva e possui natureza exploratória. A amostra foi composta por 88 acadêmicos que cursam ou cursaram o curso de Educação Física do Campus sede da cidade de Montes Claros, de acordo com a análise descritiva da amostra desse total (n= 41) 46.6% são do sexo masculino e (n= 47) 53.4% do sexo feminino. Este estudo foi realizado com base na Resolução Nº 466, de 12 de Dezembro de 2012 da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) do Conselho Nacional de Saúde (CNS). Foi utilizado como instrumento o questionário estruturado intitulado de Concepção da práxis acadêmica na percepção discente acerca da disciplina Organização e Gestão de Eventos na UNIMONTES, elaborado pela autora juntamente com o orientador, constituído por 04 (quatro) escalas. Foi realizada uma análise descritiva dos dados com a frequência e porcentagem para análise das respostas. Os dados coletados foram tratados pelo (SPSS) 20.0. Resultados: Os resultados evidenciaram que (n= 52) 59,1% dos discentes afirmaram que o plano de ensino entregue pelo professor foi cumprido e, que para (n= 46) 52.3% o material didático utilizado na disciplina foi percebido de forma razoavelmente satisfatório quanto à qualidade. A disciplina também foi considerada pela maioria dos entrevistados (n= 71) 80,7% como importante para a graduação. A respeito se o professor responsável pela disciplina organização e gestão de eventos demonstrou completo domínio do conteúdo da disciplina (n= 66) 75% dos discentes afirmaram que sim e, 18 20,5% disseram que não. Em relação ao interesse pela disciplina ao longo das aulas até o final (n= 40) 45,5% dos acadêmicos disseram ter alto interesse, (n= 41) 46% tem interesse médio e (n= 7) 8,0% baixo interesse. Já na questão seguinte que diz respeito se a disciplina contribuiu para tornar-se um profissional empreendedor (n= 35) 39,8% dos acadêmicos mencionaram que sim, (n= 38) 43,2% afirmaram que razoavelmente e (n= 15) 17,0% asseguraram não ter contribuído. E por fim, a última pergunta direcionada a capacidade de elaborar um projeto para capitação de recursos para realização de um evento (n= 47) 53,4% responderam que sim, que são capazes de elaborar um projeto, (n= 33) 37,5% responderam que razoavelmente e (n= 8) 9,1% responderam não ser capaz de elaborar um projeto para realização de um evento. Conclusão: Assim, após analisar os resultados da pesquisa, foi possível notar que houve contribuições do professor da disciplina para a formação dos acadêmicos de Educação Física. Portanto, os achados desse estudo servirão como base para subsidiar, auxiliar e elaborar políticas educacionais que melhorem o desempenho do professor da disciplina organização e gestão de eventos inerente a grade curricular do curso, como também melhorar a práxis acadêmica dos discentes e consequentemente instigar futuros estudos.

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Biografía del autor/a

Jaime Tolentino Miranda Neto, Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Orientador.

Publicado

2020-01-29

Cómo citar

NUNES GONÇALVES, C.; TOLENTINO MIRANDA NETO, J. . CONCEPÇÃO DA PRÁXIS ACADÊMICA NA PERCEPÇÃO DISCENTE ACERCA DA DISCIPLINA ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DE EVENTOS NA UNIMONTES. RENEF, [S. l.], v. 5, n. 5, p. 65–66, 2020. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/renef/article/view/675. Acesso em: 22 dic. 2024.

Número

Sección

Resumos de Monografias Unimontes