HÁBITOS DE LAZER E PERFIL PSICOLÓGICO DE GÊNERO DE ACADÊMICOS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS.
Palabras clave:
Hábitos de Lazer, Esquemas de Gênero, Universitários.Resumen
Este estudo teve como objetivo verificar os hábitos de lazer de estudantes universitários nos diferentes perfis tipológicos de gênero. Participaram da amostra 242 universitários divididos em quatro cursos: Educação Física (67), Artes (63), Sistemas de Informação (53) e Ciências Sociais (59), sendo 113 do sexo masculino e 129 do sexo feminino, com média de idade de 21.62 ± 3.76 anos (17-30). Estes foram classificadas de acordo com seus perfis psicológicos de gênero (Heteroesquemáticos Femininos, Isoesquemáticos e Heteroesquemáticos Masculinos) e por curso. Esta pesquisa caracteriza-se por ser um estudo descritivo comparativo, quantitativo e de corte transversal. Os instrumentos utilizados foram: um questionário elaborado para investigação de variáveis, Inventário Masculino dos Esquemas de Gênero do Autoconceito (IMEGA), Inventário Feminino dos Esquemas de Gênero do Autoconceito (IFEGA), Hábitos de Lazer e Instrumento de Individualismo e Coletivismo. A pesquisa foi aprovada com o Parecer 798.135 de 19/09/2014. Para análise descritiva da amostra, foram utilizadas médias, desvios-padrões e frequências. Para as análises inferenciais, foram utilizados o teste t de Student e ANOVA. Foi estabelecido um nível de significância de p<0.05. Os dados coletados foram tratados estatisticamente pelo SPSS 20.0 e pelo programa Excel. De acordo com os dados levantados, ambos os sexos possuem maiores médias para o perfil tipológico Isoesquemático. As mulheres obtiveram médias superiores em relação à orientação cultural coletivista (p=0.008). Ao avaliar a diferença entre homens e mulheres em relação aos hábitos de lazer, foi evidenciado que os homens tiveram uma maior predisposição em relação às mulheres no lazer lúdico (p= 0.0001), enquanto as mulheres estão mais voltadas ao lazer instrutivo (p= 0.0001). Os hábitos de Lazer entre os cursos evidenciaram que o curso de Educação Física possui maiores médias para o lúdico (M= 7.82; DP ± 3.80), enquanto o curso de Ciências Sociais está mais voltado para o lazer instrutivo (M= 12.66; DP ± 4.30). Conclui-se que esse trabalho foi muito relevante, pois quando se investiga o perfil psicológico de gênero em relação ao lazer podemos constatar que não houve significância, diferente de quando analisado com a variável sexo. Porém, quando se investiga os hábitos de lazer nos diferentes cursos de graduação, podemos perceber que essa questão se associa com a escolha profissional. Espera-se que os resultados desta pesquisa venham a contribuir com novos estudos, uma vez que não foram encontradas na literatura investigações com o foco semelhante ao deste estudo.