DESEMPENHO FÍSICO E MATURAÇÃO SOMÁTICA EM ADOLESCENTES DE MONTES CLAROS – MG

Autores/as

  • Alex Sander Freitas Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
  • Nádia Fabrícia Rodrigues Oliveira Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
  • Ênio Pacífico Farias Júnior Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
  • Andréia Luciana Ribeiro de Freitas Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Palabras clave:

Maturação, Desempenho Físico, PVA, Adolescente.

Resumen

A adolescência abrange um período em que ocorrem os estirões de crescimento em partes específicas do corpo que pode ser avaliado através do (PVA) pico de velocidade em altura atingida, sendo utilizado como indicador de maturação somática. Objetivo: Verificar o comportamento do desempenho físico, morfologia corporal e maturação somática em adolescentes de 10 a 13 anos de Montes Claros-MG. Metodologia: Para tal, foram analisados 95(noventa e cinco) meninos e meninas. Todos se sujeitaram à coleta de dados, que se baseou em mensuração de peso, estatura, dobras cutâneas tricipital e subescapular, Flexibilidade, Impulsão horizontal e resistência abdominal proposto por Pitanga (2008) e o PVA (pico de velocidade atingida) proposto por Mirwald, (2001). Após a coleta os dados foram analisados através do software SPSS 20.0 for Windows, adotando uma significância de p<0,05. Resultados: Foi verificado que a relação entre a idade cronológica e idade do PVA apresentaram diferença significativa, a idade cronológica obteve média de 11,74 anos e a idade do PVA 12,00 anos, ou seja, crianças acima dos 13 anos estavam atrasadas com relação à maturação já aquelas abaixo dos 10 anos estavam adiantadas em relação à maturação. Em relação ao desempenho de acordo com o sexo obteve diferença significativa apenas na impulsão horizontal e a resistência abdominal. Agora comparando o desempenho físico com a idade apenas a flexibilidade teve diferença significativa e ao compararmos o % de PMG com a idade notou-se uma diferença significativa diferente do IMC que não foi significativo. Conclusão: Após análise desses dados, foi possível verificar a existência de uma relação significativa entre o desempenho físico, morfologia corporal e maturação somática em adolescentes de 10 (dez) a 13 (treze) anos da cidade de Montes Claros – MG.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Alex Sander Freitas, Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Professor do Departamento de Educação Física e do Desporto – Unimontes,  Grupo de Estudos e Pesquisa em Obesidade, Sobrepeso e Atividade Física - GEPOB.

Nádia Fabrícia Rodrigues Oliveira, Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Graduada em Educação Física Unimontes;  Grupo de Estudos e Pesquisa em Obesidade, Sobrepeso e Atividade Física - GEPOB

Ênio Pacífico Farias Júnior, Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Professor do Departamento de Educação Física e do Desporto – Unimontes; Grupo de Estudos e Pesquisa em Obesidade, Sobrepeso e Atividade Física - GEPOB.

Andréia Luciana Ribeiro de Freitas, Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Professor do Departamento de Educação Física e do Desporto – Unimontes; Grupo de Estudos e Pesquisa em Obesidade, Sobrepeso e Atividade Física - GEPOB

Publicado

2020-01-30

Cómo citar

SANDER FREITAS, A. .; FABRÍCIA RODRIGUES OLIVEIRA, . N.; PACÍFICO FARIAS JÚNIOR, . Ênio .; LUCIANA RIBEIRO DE FREITAS, A. DESEMPENHO FÍSICO E MATURAÇÃO SOMÁTICA EM ADOLESCENTES DE MONTES CLAROS – MG. RENEF, [S. l.], v. 4, n. 4, p. 11–20, 2020. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/renef/article/view/689. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos

Artículos más leídos del mismo autor/a