RITMOS E MOVIMENTOS A PRESENÇA DA DANÇA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
10.46551/rn2024152400095Resumen
RESUMEN
La danza es considerada uma de las manifestaciones artísticas más antiguas del mundo. Na escola, as aulas de Educação Física configuram-se como uma oportunidade ímpar para os alunos vivenciarem “giros”, “passos” e “Performances”, o que proporciona, em consecuencia, inúmeros benefícios aos educandos, a exemplo do desenvolvimento de sus potencialidades motoras, cognitivos y afetivos. Tomando como objeto de estudio 4 escolas públicas estaduais, situadas na sede citadina de Januária, Norte minero, esse estudo descreve e interpreta a presença das danças no Ensino Fundamental I. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de corte transversal, cujas informações foram substanciadas por um cuestionario abierto, producido por pelos autores, tendo como público referencia 8 profesores de Educación Física. Em linhas gerais, o estudio revela que a dança, talvez mais do que se supunha, mostra-se presente, com alguma intensidade, nas aulas de Educação Física. La totalidade dos profesores disseram utilizar el Plano de Curso de Minas Gerais como baliza norteadora das aulas, sendo apontados, de forma ambivalente, facilidades y dificultades para su efetivação. Por fin, los profesores hicieron propuestas de posibilidades para um mejor dominio y desarrollo de la danza em las aulas, a ejemplo del perfeccionamiento de dos profesores por medio de cursos especializados.
Palavras-chaves: Danza. Escuela. Educación Física. Januária, MG.
Descargas
Citas
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
COSTA, Denise Ferreira da, et. al. A Educação Física vai além do esporte. Revista Científica Semana Acadêmica, v. 1, n. 128, 2018.
COSTA, Eduarda Cosentino. A Educação Física nos anos iniciais do ensino fundamental: a aula é proporcionada? Por quem? O que se desenvolve e o que realmente se deve desenvolver? E.F. Deportes.com/Revista Digital. Buenos Aires, v. 18, n. 190, março de 2014.
FERREIRA, Saralívia Salum. Dança na escola: um processo de criação. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas. Campinas, 2009.
MERRIAM, Sharan B. Qualitative research and case study applications in education 2. ed., rev. e ampl. San Francisco: Jossey-Bass, 1998.
MINAS GERAIS. Currículo Referência de Minas Gerais. Minas Gerais, 2018. Disponível: https://drive.google.com/file/d/1MWIv4JKcei5_OMhpMFF10ENdhgpsH0FW/view
OLIVEIRA, Iara Militão de. Considerações sobre a presença da dança na escola: relato de professores de Educação Física. Monografia (licenciatura em Educação Física) – Universidade de Brasília, Buritis, 2014.
TAVARES, Isis Moura. Educação, corpo e arte. Curitiba: IESDE, 2005.
PORPINO, Karenine de Oliveira. Dança é educação: interfaces entre corporeidade e estética. Natal: EDUFRN, 2006.
SOUSA, Nilza Coqueiro Pires de, et. al. O ensino da dança na escola na ótica dos professores de Educação Física e de Arte. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v. 28, n. 3, 2014.
Publicado
Versiones
- 2024-08-27 (3)
- 2024-08-14 (2)
- 2024-08-14 (1)
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 RENEF
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.