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RITMOS E MOVIMENTOS A PRESENÇA DA DANÇA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores/as

  • Fabiula Mayara Unimontes
  • Daniel Venâncio de Oliveira Amaral

DOI:

10.46551/rn2024152400095

Resumen

 RESUMEN

La danza es considerada uma de las manifestaciones artísticas más antiguas del mundo. Na escola, as aulas de Educação Física configuram-se como uma oportunidade ímpar para os alunos vivenciarem “giros”, “passos” e “Performances”, o que proporciona, em consecuencia, inúmeros benefícios aos educandos, a exemplo do desenvolvimento de sus potencialidades motoras, cognitivos y afetivos. Tomando como objeto de estudio 4 escolas públicas estaduais, situadas na sede citadina de Januária, Norte minero, esse estudo descreve e interpreta a presença das danças no Ensino Fundamental I. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de corte transversal, cujas informações foram substanciadas por um cuestionario abierto, producido por pelos autores, tendo como público referencia 8 profesores de Educación Física. Em linhas gerais, o estudio revela que a dança, talvez mais do que se supunha, mostra-se presente, com alguma intensidade, nas aulas de Educação Física. La totalidade dos profesores disseram utilizar el Plano de Curso de Minas Gerais como baliza norteadora das aulas, sendo apontados, de forma ambivalente, facilidades y dificultades para su efetivação. Por fin, los profesores hicieron propuestas de posibilidades para um mejor dominio y desarrollo de la danza em las aulas, a ejemplo del perfeccionamiento de dos profesores por medio de cursos especializados.

Palavras-chaves: Danza. Escuela. Educación Física. Januária, MG.

 

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Citas

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Publicado

2024-08-14

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Cómo citar

MAYARA, Fabiula; VENÂNCIO DE OLIVEIRA AMARAL , Daniel. RITMOS E MOVIMENTOS A PRESENÇA DA DANÇA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. RENEF, [s. l.], vol. 15, n.º 24, p. 72–81, 2024. DOI: 10.46551/rn2024152400095. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/renef/article/view/7211. Acesso em: 25 ago. 2024.