REFLEXÃO DA IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO DE ACADÊMICOS DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA LICENCIATURA

Autores/as

  • Guilherme Araujo da Silva Miguel Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
  • Graciela Veloso Ribeiro Escola Estadual Antonio Figueira
  • Betania Maria Araujo Passos Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Palabras clave:

Educação Física Licenciatura. Residência pedagógica. Formação de professores.

Resumen

Uma boa formação dos professores Licenciados em Educação Física é essencial para a área da educação, e a Residência Pedagógica (RP) é uma poderosa ferramenta que aproxima toda teoria que o acadêmico adquire em seu período de graduação com a prática, possibilitando que o futuro discente tenha uma proximidade maior com o seu futuro profissional e construa uma bagagem de experiência sólida e robusta. O objetivo desse estudo é fazer uma reflexão da importância do RP para a formação do acadêmico do curso de educação física licenciatura. Justificando se por conscientizar futuros acadêmicos sobre a importância da participação de programas de iniciação à docência. Este estudo trata-se de uma revisão literária, com corte transversal e análise qualitativa dos dados, a análise feita foi referente aos objetivos, metodologia, resultados e conclusões de trabalhos científicos que abordam a temática residência pedagógica na formação dos acadêmicos, relato de experiencia de acadêmicos que participaram do RP, e suas contribuições na formação de licenciados em educação física. O RP é um programa bem sucedido que amplia habilidades e conhecimentos dos residentes. Proporciona contato com a prática docente e fortalece a identidade profissional dos futuros professores de educação física, impacta positivamente na formação dos acadêmicos conectando a teoria e prática para formar educadores sólidos. Portanto, conclui-se que, o RP amplia a experiência do acadêmico ao integrar a teoria e a prática, com uma carga horária estendida que oferece uma melhor vivência no meio escolar, e com isso é essencial uma orientação mais eficiente para futuros acadêmicos do curso de educação física licenciatura sobre programas de iniciação à docência como oportunidade de construir uma identidade profissional mais sólida, robusta e preparada.

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Publicado

2023-12-16

Cómo citar

ARAUJO DA SILVA MIGUEL , G.; VELOSO RIBEIRO , G.; MARIA ARAUJO PASSOS, B. REFLEXÃO DA IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO DE ACADÊMICOS DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA LICENCIATURA: . RENEF, [S. l.], v. 6, n. 9, p. 38–39, 2023. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/renef/article/view/7289. Acesso em: 22 dic. 2024.

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