A FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO FÍSICA E A RESIDENCIA PEDAGÓGICA: UMA ESTREITA RELAÇÃO DE COLABORAÇÃO MUTUA

Autores/as

  • Alanna Alves dos Santos Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
  • Graciela Veloso Ribeiro Escola Estadual Antonio Figueira
  • Betania Maria Araujo Passos Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Palabras clave:

Docência. Educação Física. RP. Relação Mútua.

Resumen

A Residência Pedagógica da Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES oferece a chance de acadêmicos de todos os cursos de licenciatura a partir de seu 5° período possam desfrutar de atividades mais elaboradas como docência ativa em escolas, e na educação física não é diferente, os acadêmicos de educação física tem chance de demonstrar o que aprenderam e contribuir para a formação dos alunos, mas também em troca, adquirir experiencias que levarão para a vida toda. Portanto se trata de um relato de experiencia durante o trabalho em escola no norte de Minas Gerais, em Montes Claros. O relato consiste inicialmente no quanto a formação dos acadêmicos é favorecida pela RP. Por experiencia própria, o programa permite que nós, trabalhemos com a realidade, algo um pouco complicado apenas com as disciplinas curriculares do curso, pois apesar dos estágios escolares obrigatórios, as experiencias extras da RP sempre proporcionam mais experiencia a todos. Muitos dos colegas também relatam que a RP proporciona uma troca de conhecimentos muito ampla, essa que apenas em sala de aula, ficaria bastante limitada. Não é só os acadêmicos que se beneficiam, as escolas contempladas pelo projeto também passam a dispor de acadêmicos munidos de conhecimentos de novas práticas, onde auxiliando nas aulas, ou ministrando-as por completo, conseguem trazer experiencias mais dinâmicas nas escolas, tornando as aulas de educação física diferente de apenas “rola bola” ou “vôlei para as meninas e futebol para os meninos”. Por fim, vemos o quanto a interação entre a formação docente e a RP é próxima, pois quando o aluno de educação física sair de seu curso, já terá bagagem suficiente para continuar seu próprio caminho, e o aprendizado sendo sempre constante, os acadêmicos sempre descobrem novas formas de se reinventar, para priorizar sempre, o aprendizado das crianças e a troca mutua de conhecimentos, portanto, a RP é uma ajuda para o acadêmico, uma luz que ilumina sua jornada.

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Publicado

2023-12-16

Cómo citar

ALVES DOS SANTOS, A.; VELOSO RIBEIRO , G.; MARIA ARAUJO PASSOS, B. A FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO FÍSICA E A RESIDENCIA PEDAGÓGICA: UMA ESTREITA RELAÇÃO DE COLABORAÇÃO MUTUA: . RENEF, [S. l.], v. 6, n. 9, p. 40–41, 2023. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/renef/article/view/7290. Acesso em: 22 dic. 2024.

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