A IMPORTÂNCIA DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH)

Autores/as

  • Núbia Pereira Santos Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
  • Paulo Vitor Antunes Fonseca Escola Estadual Benjamin Versiani dos Anjos
  • Betania Maria Araujo Passos Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Resumen

O transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico comum que afeta tanto crianças quanto adultos. Existem três principais tipos de sintomas associados ao TDAH: Desatenção, hiperatividade e impulsividade. O presente estudo tem como objetivo discutir sobre a importância das aulas de educação física para crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), nos aspectos afetivo-social, cognitivo e motor.  Como metodologia utilizamos a revisão bibliográfica. O estudo se insere na pesquisa. As crianças com TDAH podem ter dificuldades em manter o foco em tarefas, serem inquietas, terem dificuldades em esperar a vez e agir impulsivamente. A Educação e conscientização sobre o TDAH são importantes para reduzir o estigma associado ao transtorno. Muitas vezes, as crianças com TDAH têm talentos e habilidades únicas, e a compreensão dessas diferenças podem contribuir para um ambiente mais inclusivo nas aulas de Educação Física. A Educação Física desempenha um papel significativo, pois ajuda no foco e concentração, desenvolve habilidades sociais, estabelece rotina e aumenta a autoestima dessas crianças. Além de ajuda a melhorar a atenção, concentração, autonomia e regulação emocional, que são áreas de desafio para crianças com TDAH. A prática de atividades físicas nas aulas estimula a liberação de neurotransmissores, como a dopamina, que podem ajudar a reduzir os sintomas do TDAH. Os conteúdos desenvolvidos nas aulas de Educação Física para esses indivíduos podem incluir atividades que demandem coordenação motora, equilíbrio e concentração, como ioga, atividades com bolas e cordas, dança e esportes que exigem foco, como tênis ou xadrez. Jogos cooperativos, atividades em grupos também podem ser benéficas, pois ajudam a desenvolver habilidades sociais e interação com os colegas. Portanto as aulas de Educação Física, contribuem para a redução dos sintomas nas crianças com TDAH, no entanto, é importante adaptar  práticas pedagógicas das aulas de Educação Física de acordo com às necessidades individuais de cada criança com TDAH.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2023-12-16

Cómo citar

PEREIRA SANTOS, N.; VITOR ANTUNES FONSECA, P.; MARIA ARAUJO PASSOS, B. A IMPORTÂNCIA DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH). RENEF, [S. l.], v. 6, n. 9, p. 58–59, 2023. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/renef/article/view/7299. Acesso em: 22 nov. 2024.