Minicurso: noções de primeiros socorros e técnicas de suporte básico de vida (sbv)

Auteurs

  • Claudiana Donato Bauman UNIMONTES
  • Hellen Veloso Marinho Rocha
  • Jean Claude Lafetá
  • Saulo Daniel Mendes Cunha
  • Simone Valéria Dias Souto
  • Viviane Carrasco

Résumé

O distanciamento social apresentado como medida não-farmacológica no contexto da pandemia da COVID-19, levou a comunidade acadêmica a tomadas de decisões que se relacionaram à prevenção da doença provocada pelo Sars-Cov-2 (ou novo Coronavírus). O teletrabalho foi instituído pelas instâncias superiores da Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES, desde o final da primeira quinzena de março de 2020 e as atividades em Tratamento Excepcional (regime domiciliar), estabelecidas pela Portaria Nº 036 – Reitor/2020 e prorrogadas pelas Portarias Nº 049 e Nº 053 Reitor/2020, foram estabelecidas. Nessa perspectiva, várias ações foram implantadas nas diversas áreas do saber da Universidade, no sentido amenizar as diferenças do ensino de um ambiente presencial em relação à transmissão de informações em ambientes virtuais. Trata-se de um Relato de Experiência, elaborado por uma equipe de professores do Departamento de Educação Física e do Desporto, Bacharelado e Enfermagem da Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES, relacionando o eixo Atividade Física e Saúde. A temática foi debatida através da realização de um “Minicurso” e transmitido por meio do canal do YouTube do curso de Educação Física da UNIMOMTES, intitulado: “Noções de Primeiros Socorros e Técnicas de Suporte Básico de Vida”. A atividade didática realizada de forma online, oportunizou a aprendizagem, inclusão e troca de experiências, a partir da problematização de situações cotidianas e se mostrou efetiva no sentido de proporcionar conhecimento básico mediante às situações de urgência e emergência e possíveis agravos que demanda conduta de primeiros socorros. Dessa forma, salientamos a importância do compromisso ético desta instituição pública, através do Curso de Educação Física/Bacharelado da Unimontes,de propiciar um momento de disseminação das técnicas e aprendizado para as pessoas, uma vez, que conhecimentos de utilidade pública dessa natureza, são fundamentais para a manutenção da vida, seja em atividades de vida diária ou atividades ligadas à prática profissional do profissional de Educação Física.

Palavras-chave: Noções de primeiros socorros. Técnicas de suporte básico de vida.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA (Brasil). Nota Técnica nº 04/2020. Orientações para serviços de saúde: medidas de prevenção e controle que devem ser adotadas durante a assistência aos casos suspeitos ou confirmados de infecção pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2). Atualizada em 31 mar. 2020. Disponível em: encurtador.com.br/amwOY Acesso em: junho. 2020.

BECKER, K. E.; MOLINA, F. C. Primeiros socorros nas escolas: opção ou necessidade?Anais do Seminário Internacional de Educação-SIEDUCA, n. 2, 2017.

BRASIL. Ministério da Saúde. Guia de Vigilância Epidemiológica – Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional pela doença pelo Coronavírus - 2020. Disponível em: https://portalarquivos.saude.gov.br/images/pdf/2020/April/20/doc-nota-tecnica-covid19---1-.pdf

BRASIL. Ministério da Saúde. Protocolo de Suporte Básico de Vida do SAMU. Brasília 2014.

COELHO, J. P. S. L. Ensino de primeiros socorros nas escolas e sua eficácia. RevCient ITPAC, v. 8, n. 1, p. 7, 2015.

CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE MINAS GERAIS (Minas Gerais). Instrução Técnica Operacional n.23 - Protocolo de Atendimento Pré-Hospitalar. Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais. Belo Horizonte, 2013. 169p.

GONZALEZ, M. M;etal.I diretriz de ressuscitaçãocardiopulmonar e cuidados cardiovasculares de emergência da Sociedade Brasileira de Cardiologia: resumo executivo. ArqBrasCardiol. [Internet] 2013 fev [acesso em 2020 ago 21]; 100(2):105-113. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo

KLEINMAN, M. E.; et al. Part 5: Adult basic life support and cardiopulmonary resuscitation quality. Circulation.2015;132(Suppl.2):S414-35.https://doi.org/10.1161/CIR.0000000000000259

LAFETA, J. C. Higiene e Primeiros Socorros na Educação Física. Montes Claros: Editora Unimontes, 2014. 88 p.

SOUZA, P. J. de; TIBEAU, C. Acidentes e primeiros socorros na Educação Física escolar. EfdeportesRevista Digital, Buenos Aires, 13 (127), 2008. Disponível em: http://www.efdeportes.com.Acesso em mai. 2014.

Téléchargements

Publiée

2020-11-24

Comment citer

BAUMAN, C. D.; ROCHA, H. V. M.; LAFETÁ, J. C. .; CUNHA, S. . D. M.; SOUTO, S. V. . D.; CARRASCO, V. . Minicurso: noções de primeiros socorros e técnicas de suporte básico de vida (sbv). RENEF, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 127–135, 2020. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/renef/article/view/3177. Acesso em: 22 déc. 2024.