Perspectivas para retomada das práticas esportivas na cidade de Montes Claros/MG
Mots-clés :
Práticas esportiva. Retomada.. Experiencia.Résumé
O Coronavírus (SARS-CoV-2), vírus causador da doença COVID-19, pode causar diversos sintomas, mas afeta sobretudo as vias respiratórias, podendo acarretar desde um resfriado leve em jovens saudáveis, até a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS) em idosos, pessoas com problemas cardiovasculares e imunocomprometidos. Dentre os grupos de trabalhos que fazem parte da estrutura curricular do curso de Educação Física, a Live do esporte, constituída pelos professores Amário Lessa Júnior, André Luiz Gomes Carneiro, Geraldo Magela Durães e Marcelo de Paula Nagem, transmitiu através do Instagram. As discussões do grupo, para a confecção do roteiro dos trabalhos, ocorreram principalmente por reuniões pelo Google Meet e WhatsApp, onde se formatou a linha discussão, bem como, o tempo disponível para cada professor e como seria a logística da transmissão, que teve duração de 60 minutos. As atividades didáticas ficaram indisponíveis nos moldes que conhecíamos e passamos a estabelecer uma nova forma de contato através do notebook, celulares, tablets, etc. que causou um transtorno para toda a comunidade acadêmica, que ficou sem direção de como se estabeleceria os estudos, avaliações e o término do semestre e ano letivo. O certo, é que todos nós, estamos aprendendo a sermos mais independentes e pedagogicamente mais criativos nas nossas atribuições escolares frente a COVID-19, nos tornando usuários dos meios de comunicação eletrônica e das novas tecnologias educacionais. Sejamos bem-vindos a este novo estágio intelectivo.
Palavras-chave:Práticas esportiva. Retomada. Experiência.
Téléchargements
Références
REBMANN, T.; CARRICO, R.; WANG, J. Physiologic and other effects and compliance with long-term respirator use among medical intensive care unit nurses. American Journal of Infection Control.Volume 41, ISSUE 12, p. 1218-1223, December 01, 2013.https://doi.org/10.1016/j.ajic.2013.02.017
BRASIL – Ministério da Educação (MEC). Protocolo de biossegurança para retorno das atividades nas Instituições Federais de Ensino. 2020. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/centrais-de-conteudo/campanhas-1/coronavirus/CARTILHAPROTOCOLODEBIOSSEGURANAR101.pdf/view. Acesso em: 03 de jul. 2020.
CRUZ, A. A.et al. Considerações sintomáticas e medicamentosas a respeito do novo Coronavírus: uma revisão da literatura sobre farmacologia, efeitos adversos, fisiopatogenia e formas de tratamento do covid-19. Espaço Ecológico. Disponível em: encurtador.com.br/ksH58. Acesso em: 13 jun. 2020.
MEZZADRIL, F. M.; SCHMITT, P. M. Recomendações e Orientações Gerais parao Esporte Brasileiro frente à COVID-19. Instituto de Pesquisa – INTELIGÊNCIA ESPORTIVA, UFPR. Disponível em: http://www.inteligenciaesportiva.ufpr.br/site/wp-content/uploads/2020/05/Recomendac%CC%A7o%CC%83es-final.pdf. Acesso em: 29 de jun. 2020.
SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA. Nota de Alerta. Grupo de Trabalho em Atividade Física. Como possibilitar que crianças e adolescentes pratiquem atividades físicas com segurança pós-quarentena da COVID-19? 2020. Disponível em: https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/22593c-NA_-_Atividade_fisica.pdf. Acesso em: 29 jun. 2020.
WORLD HEALTH ORGANIZATION (WHO). Coronavirus disease 2019 (COVID-19). 2019. Disponível em: https://www.who.int/docs/defaultsource/coronaviruse/situation-reports/20200303 sitrep-43-covid-19.pdf?sfvrsn=2c21c09c_2. 2019. Acesso em: 24 jun. 2020.
BASKARAN,C.;SHIFRA,F.“Exercise with facemask; Are we handling a devil's sword?” – A physiological hypothesisMed Hypotheses. 2020 Nov. 144: 110002. Published online 2020 Jun 22. doi: 10.1016/j.mehy.2020.110002