A PERSPECTIVA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA AS AULAS NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19
DOI :
10.46551/rn2020111600043Mots-clés :
Educação Física Escolar, Novo Coronavírus, COVID-19, Ensino a DistânciaRésumé
Este estudo objetivou analisar a perspectiva do professor de Educação Física escolar para as aulas durante e após a pandemia da COVID-19. Teve como objetivos específicos: investigar a visão dos professores sobre a mudança da didática das aulas pós-pandemia; e discutir as possibilidades acerca das aulas remotas da Educação Física na Educação Básica. A metodologia utilizada foi a pesquisa de campo, quanti-qualitativa e para a coleta das informações utilizou-se um questionário. Nos resultados, foi traçado um perfil dos 131 participantes; bem como seus anseios sobre a didática abordada nas aulas como atividades práticas, enfoque na saúde, discussão de aspectos políticos, uso de tecnologias; a possiblidade das aulas remotas na Educação Básica se tornarem viável; e os problemas esperados pelos educadores assim que as atividades escolares forem reestabelecidas. Conclui-se que os professores deverão utilizar todas as competências abordadas nas aulas de Educação Física, para que no primeiro momento de retorno a rotina escolar, essas competências sejam vistas como ferramentas importantes no seu plano de aula, buscando enriquecer o conteúdo e preservar a saúde de seus alunos.
Palavras-chave: Educação Física Escolar. COVID-19. Ensino Remoto.
Téléchargements
Références
ARRUDA, E. P. Educação remota emergencial: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de covid-19. Em Rede: Revista de Educação a Distância, Porto Alegre, v. 7, n. 1, p. 258-275, 14 maio 2020.
BARRETO, A. C. F.; ROCHA, D. S. COVID 19 E EDUCAÇÃO: resistências, desafios e (im)possibilidades. Revista Encantar, [s.l.], v. 2, n. 1, p. 01-11, 2020. Revista Encantar.
BOTO, C. A educação e a escola em tempos de coronavírus. 2020. Jornal da USP. Disponível em: https://jornal.usp.br/artigos/a-educacao-e-a-escola-em-tempos-de-coronavirus/. Acesso em: 17 jun. 2020.
BRASIL. Medida provisória nº 934, de 1º de abril de 2020. Diário Oficial da União. 01/04/2020. Brasília: Imprensa Nacional. 2020a. Disponível em: http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/medida-provisoria-n-934-de-1-de-abril-de-2020-250710591. Acesso em 24 de maio de 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. Diário Oficial da União. 18/03/2020. Brasília: Imprensa Nacional. 2020b. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/Portaria/PRT/Portaria%20n%C2%BA%20343-20-mec.htm. Acesso em: 24 de maio de 2020.
BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Coronavírus: o que você precisa saber. 2020c. Disponível em: https://coronavirus.saude.gov.br/. Acesso em: 23 maio 2020.
BRESSAN, A.; MEDEIROS, D. C.A promoção da saúde na escola. 69. ed. Rio Grande do Sul: Revista Pátio, 2015. 52 p.
CHEN, P. et al. Coronavirus disease (COVID-19): the need to maintain regular physical activity while taking precautions: The need to maintain regular physical activity while taking precautions. Journal of Sport and Health Science, [s.l], v. 9, n. 2, p. 103-104, mar. 2020. Elsevier BV.
CHURKIN, O. M. Educação à distância um marco civilizatório, um olhar holístico da pedagogia: sinergia e reflexões na conectividade em tempos de covid-19. Brazilian Journal of Health Review, [s.l.], v. 3, n. 2, p. 3178-3196, 2020.
DINIZ, M. C. et al. Crise Global Coronavírus: monitoramento e impactos. Cadernos de Prospecção, Salvador, v. 13, n. 2, p. 359-377, abr. 2020.
FRANÇA FILHO, A. L. de; ANTUNES, C. da F.; COUTO, M. A. C. Alguns apontamentos para uma crítica da EAD na educação brasileira em tempos de pandemia. Revista Tamoios, [s.l.], v. 16, n. 1, p. 16-31, 7 maio 2020.
FREITAS, L. C. de. EAD, tecnologias e finalidades da educação. 2020. Disponível em: https://avaliacaoeducacional.com/2020/04/17/ead-tecnologias-e-finalidades-da-educacao/. Acesso em: 17 jun. de 2020
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
GOMES, L. A. V; MELLO, A. M.; RODRIGUES, A. C. A. Vencendo as incertezas para superar a pandemia do Coronavírus. 2020. Disponível em: https://jornal.usp.br/artigos/vencendo-as-incertezas-para-superar-a-pandemia-do-coronavirus/. Acesso em: 15 jun. 2020
IMPULSIONA (Brasil). Veja como são as aulas de educação física nos países mais afetados pelo Coronavírus: Com escolas fechadas, professores são obrigados a inovar com a tecnologia. 2020. Disponível em:
https://impulsiona.org.br/educacao-fisica-coronavirus/. Acesso em: 28 maio. 2020.
INSTITUTO PENÍSULA. Sentimento e percepção dos professores brasileiros nos diferentes estágios do Coronavírus no Brasil. 2020. Disponível em: https://www.institutopeninsula.org.br/wp-content/uploads/2020/05/Pulso-Covid-19_-Instituto-Peni%CC%81nsula.pdf. Acesso em: 17 jun. 2020.
MENDONÇA, F. P. de S. A utilização das mídias no cotidiano escolar dos professores de educação física do município de contagem - MG. 2019. 43 f. Monografia (Especialização) - Curso de Especialização em Mídias na Educação, Universidade Federal de São João Del-Rei, São João Del-Rei, 2019. Disponível em: http://dspace.nead.ufsj.edu.br/trabalhospublicos/handle/123456789/391. Acesso em: 17 jun. 2020.
MINISTÉRIO DA SAÚDE (Brasil). Secretaria de Vigilância em Saúde. COVID-19: Painel Coronavírus. 2020. Disponível em: https://covid.saude.gov.br/. Acesso em: 30 jun. 2020.
OLIVEIRA, H. do V.; SOUZA, F. S. de. Do conteúdo programático ao sistema de avaliação: reflexões educacionais em tempos de pandemia (Covid-19). Boletim de Conjuntura, Boa Vista, v. 2, n. 5, p. 15-24, jun. 2020.
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE (OMS). Q&A on coronaviruses (COVID-19).2020. Disponível em: https://www.who.int/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019/question-and-answers-hub/q-a-detail/q-a-coronaviruses#:~:text=protect. Acesso em: 25 maio 2020.
PREVENÇÃO: MEC libera ensino a distância por 30 dias. Mec. libera ensino a distância por 30 dias. 2020. Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES). Disponível em: https://abmes.org.br/noticias/detalhe/3685#:~:text=Atualmente%2C%20a%20legisla%C3%A7%C3%A3o%20n%C3%A3o%20permite,cursos%20presenciais%20de%20ensino%20superior. Acesso em: 29 jun. 2020.
PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. de. Metodologia do trabalho Científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.
Raiol, R. A et al. Praticar exercícios físicos é fundamental para a saúde física e mental durante a Pandemia da COVID-19. 2020. Disponível em: http://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/article/view/8463/7298. Acesso em: 28 maio 2020
SANTANA, D. P.; COSTA, C. R. B. Educação Física escolar na promoção da Saúde. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 01, Edição 01, Vol. 10, pp. 171-185, nov. 2016. ISSN: 2448-0959
SANTOS, R. Prática de esporte em meio a pandemia. 2020. Disponível em: https://www.diariopopular.com.br/geral/pratica-de-esportes-em-meio-a-pandemia-150493/. Acesso em: 28 maio 2020.
SILVA, Â. L. Ciência política e sua importância na escola. In: XVII seminário internacional de educação no Mercosul. 2015. Salto do Jacuí. Anais. Salto do Jacuí: Unicruz, 2015. p. 1-10. Disponível em: https://home.unicruz.edu.br/mercosul/pagina/anais/2015/1%20-%20ARTIGOS/CIENCIA%20POLITICA%20%20E%20SUA%20IMPORTANCIA%20NA%20ESCOLA.PDF. Acesso em: 18 jun. 2020.
TELAMA, R. et al. Acompanhamento da atividade física desde a primeira infância até a juventude até a idade adulta. American College of Sports Medicine, Finland, v. 1, n. 46, p. 955-962, out. 2013.
TODOS PELA EDUCAÇÃO. O retorno às aulas presenciais no contexto da pandemia da COVID-19. 2020. Disponível em: https://www.todospelaeducacao.org.br/_uploads/_posts/433.pdf?1194110764. Acesso em: 23 maio 2020.
UNESCO. Disrupção educacional e resposta COVID-19. 2020a. Disponível em: https://en.unesco.org/covid19/educationresponse. Acesso em: 23 maio de 2020.
UNESCO. Coronavírus deixa mais de 776 milhões de alunos fora da escola, diz UNESCO. 2020b. Disponível em:https://nacoesunidas.org/coronavirus-deixa-mais-de-776-milhoes-de-alunos-fora-da-escola-diz-unesco. Acesso em: 22 maio 2020.
UNIVERSIDADE JOHNS HOPKINS. Painel COVID-19 do Centro de Ciência e Engenharia de Sistemas (CSSE) da Universidade Johns Hopkins (JHU). 2020. Disponível em:https://gisanddata.maps.arcgis.com/apps/opsdashboard/index.html#/bda7594740fd40299423467b48e9ecf6. Acesso em: 30 jun. 2020.
Publiée
Versions
- 2021-02-25 (2)
- 2021-02-25 (1)