Ceci est une version obsolète publiée le 2021-02-25. Consultez la version la plus récente.

A PERSPECTIVA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA AS AULAS NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19

Auteurs

DOI :

10.46551/rn2020111600043

Mots-clés :

Educação Física Escolar, Novo Coronavírus, COVID-19, Ensino a Distância

Résumé

Este estudo objetivou analisar a perspectiva do professor de Educação Física escolar para as aulas durante e após a pandemia da COVID-19. Teve como objetivos específicos: investigar a visão dos professores sobre a mudança da didática das aulas pós-pandemia; e discutir as possibilidades acerca das aulas remotas da Educação Física na Educação Básica.  A metodologia utilizada foi a pesquisa de campo, quanti-qualitativa e para a coleta das informações utilizou-se um questionário. Nos resultados, foi traçado um perfil dos 131 participantes; bem como seus anseios sobre a didática abordada nas aulas como atividades práticas, enfoque na saúde, discussão de aspectos políticos, uso de tecnologias; a possiblidade das aulas remotas na Educação Básica se tornarem viável; e os problemas esperados pelos educadores assim que as atividades escolares forem reestabelecidas. Conclui-se que os professores deverão utilizar todas as competências abordadas nas aulas de Educação Física, para que no primeiro momento de retorno a rotina escolar, essas competências sejam vistas como ferramentas importantes no seu plano de aula, buscando enriquecer o conteúdo e preservar a saúde de seus alunos.

Palavras-chave: Educação Física Escolar. COVID-19. Ensino Remoto.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Douglas Alencar Vieira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará

Pós-graduando em Ciências Biológicas Aplicadas à Saúde (IFPA). Licenciado Pleno em Educação Física (UEPA).

Louise Santos da Costa

Licenciada Plena em Educação Física (UEPA). Bacharel em Educação Física (UNIASSELVI).

Ângelo Solano Negrão

Licenciado Pleno em Educação Física (UEPA). Bacharel em Educação Física (UNIASSELVI). Membro do grupo de pesquisa NUPESA.

Roseane Monteiro-Santos, Universidade do Estado do Pará (UEPA) Campus XIII - Tucuruí

Mestra em Ciência da Motricidade Humana (UCB-RJ). Especialista em Pedagogia do Movimento Humano (UEPA). Licenciada e Bacharel em Educação Física (UEPA)

Références

ARRUDA, E. P. Educação remota emergencial: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de covid-19. Em Rede: Revista de Educação a Distância, Porto Alegre, v. 7, n. 1, p. 258-275, 14 maio 2020.

BARRETO, A. C. F.; ROCHA, D. S. COVID 19 E EDUCAÇÃO: resistências, desafios e (im)possibilidades. Revista Encantar, [s.l.], v. 2, n. 1, p. 01-11, 2020. Revista Encantar.

BOTO, C. A educação e a escola em tempos de coronavírus. 2020. Jornal da USP. Disponível em: https://jornal.usp.br/artigos/a-educacao-e-a-escola-em-tempos-de-coronavirus/. Acesso em: 17 jun. 2020.

BRASIL. Medida provisória nº 934, de 1º de abril de 2020. Diário Oficial da União. 01/04/2020. Brasília: Imprensa Nacional. 2020a. Disponível em: http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/medida-provisoria-n-934-de-1-de-abril-de-2020-250710591. Acesso em 24 de maio de 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. Diário Oficial da União. 18/03/2020. Brasília: Imprensa Nacional. 2020b. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/Portaria/PRT/Portaria%20n%C2%BA%20343-20-mec.htm. Acesso em: 24 de maio de 2020.

BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Coronavírus: o que você precisa saber. 2020c. Disponível em: https://coronavirus.saude.gov.br/. Acesso em: 23 maio 2020.

BRESSAN, A.; MEDEIROS, D. C.A promoção da saúde na escola. 69. ed. Rio Grande do Sul: Revista Pátio, 2015. 52 p.

CHEN, P. et al. Coronavirus disease (COVID-19): the need to maintain regular physical activity while taking precautions: The need to maintain regular physical activity while taking precautions. Journal of Sport and Health Science, [s.l], v. 9, n. 2, p. 103-104, mar. 2020. Elsevier BV.

CHURKIN, O. M. Educação à distância um marco civilizatório, um olhar holístico da pedagogia: sinergia e reflexões na conectividade em tempos de covid-19. Brazilian Journal of Health Review, [s.l.], v. 3, n. 2, p. 3178-3196, 2020.

DINIZ, M. C. et al. Crise Global Coronavírus: monitoramento e impactos. Cadernos de Prospecção, Salvador, v. 13, n. 2, p. 359-377, abr. 2020.

FRANÇA FILHO, A. L. de; ANTUNES, C. da F.; COUTO, M. A. C. Alguns apontamentos para uma crítica da EAD na educação brasileira em tempos de pandemia. Revista Tamoios, [s.l.], v. 16, n. 1, p. 16-31, 7 maio 2020.

FREITAS, L. C. de. EAD, tecnologias e finalidades da educação. 2020. Disponível em: https://avaliacaoeducacional.com/2020/04/17/ead-tecnologias-e-finalidades-da-educacao/. Acesso em: 17 jun. de 2020

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GOMES, L. A. V; MELLO, A. M.; RODRIGUES, A. C. A. Vencendo as incertezas para superar a pandemia do Coronavírus. 2020. Disponível em: https://jornal.usp.br/artigos/vencendo-as-incertezas-para-superar-a-pandemia-do-coronavirus/. Acesso em: 15 jun. 2020

IMPULSIONA (Brasil). Veja como são as aulas de educação física nos países mais afetados pelo Coronavírus: Com escolas fechadas, professores são obrigados a inovar com a tecnologia. 2020. Disponível em:

https://impulsiona.org.br/educacao-fisica-coronavirus/. Acesso em: 28 maio. 2020.

INSTITUTO PENÍSULA. Sentimento e percepção dos professores brasileiros nos diferentes estágios do Coronavírus no Brasil. 2020. Disponível em: https://www.institutopeninsula.org.br/wp-content/uploads/2020/05/Pulso-Covid-19_-Instituto-Peni%CC%81nsula.pdf. Acesso em: 17 jun. 2020.

MENDONÇA, F. P. de S. A utilização das mídias no cotidiano escolar dos professores de educação física do município de contagem - MG. 2019. 43 f. Monografia (Especialização) - Curso de Especialização em Mídias na Educação, Universidade Federal de São João Del-Rei, São João Del-Rei, 2019. Disponível em: http://dspace.nead.ufsj.edu.br/trabalhospublicos/handle/123456789/391. Acesso em: 17 jun. 2020.

MINISTÉRIO DA SAÚDE (Brasil). Secretaria de Vigilância em Saúde. COVID-19: Painel Coronavírus. 2020. Disponível em: https://covid.saude.gov.br/. Acesso em: 30 jun. 2020.

OLIVEIRA, H. do V.; SOUZA, F. S. de. Do conteúdo programático ao sistema de avaliação: reflexões educacionais em tempos de pandemia (Covid-19). Boletim de Conjuntura, Boa Vista, v. 2, n. 5, p. 15-24, jun. 2020.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE (OMS). Q&A on coronaviruses (COVID-19).2020. Disponível em: https://www.who.int/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019/question-and-answers-hub/q-a-detail/q-a-coronaviruses#:~:text=protect. Acesso em: 25 maio 2020.

PREVENÇÃO: MEC libera ensino a distância por 30 dias. Mec. libera ensino a distância por 30 dias. 2020. Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES). Disponível em: https://abmes.org.br/noticias/detalhe/3685#:~:text=Atualmente%2C%20a%20legisla%C3%A7%C3%A3o%20n%C3%A3o%20permite,cursos%20presenciais%20de%20ensino%20superior. Acesso em: 29 jun. 2020.

PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. de. Metodologia do trabalho Científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

Raiol, R. A et al. Praticar exercícios físicos é fundamental para a saúde física e mental durante a Pandemia da COVID-19. 2020. Disponível em: http://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/article/view/8463/7298. Acesso em: 28 maio 2020

SANTANA, D. P.; COSTA, C. R. B. Educação Física escolar na promoção da Saúde. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 01, Edição 01, Vol. 10, pp. 171-185, nov. 2016. ISSN: 2448-0959

SANTOS, R. Prática de esporte em meio a pandemia. 2020. Disponível em: https://www.diariopopular.com.br/geral/pratica-de-esportes-em-meio-a-pandemia-150493/. Acesso em: 28 maio 2020.

SILVA, Â. L. Ciência política e sua importância na escola. In: XVII seminário internacional de educação no Mercosul. 2015. Salto do Jacuí. Anais. Salto do Jacuí: Unicruz, 2015. p. 1-10. Disponível em: https://home.unicruz.edu.br/mercosul/pagina/anais/2015/1%20-%20ARTIGOS/CIENCIA%20POLITICA%20%20E%20SUA%20IMPORTANCIA%20NA%20ESCOLA.PDF. Acesso em: 18 jun. 2020.

TELAMA, R. et al. Acompanhamento da atividade física desde a primeira infância até a juventude até a idade adulta. American College of Sports Medicine, Finland, v. 1, n. 46, p. 955-962, out. 2013.

TODOS PELA EDUCAÇÃO. O retorno às aulas presenciais no contexto da pandemia da COVID-19. 2020. Disponível em: https://www.todospelaeducacao.org.br/_uploads/_posts/433.pdf?1194110764. Acesso em: 23 maio 2020.

UNESCO. Disrupção educacional e resposta COVID-19. 2020a. Disponível em: https://en.unesco.org/covid19/educationresponse. Acesso em: 23 maio de 2020.

UNESCO. Coronavírus deixa mais de 776 milhões de alunos fora da escola, diz UNESCO. 2020b. Disponível em:https://nacoesunidas.org/coronavirus-deixa-mais-de-776-milhoes-de-alunos-fora-da-escola-diz-unesco. Acesso em: 22 maio 2020.

UNIVERSIDADE JOHNS HOPKINS. Painel COVID-19 do Centro de Ciência e Engenharia de Sistemas (CSSE) da Universidade Johns Hopkins (JHU). 2020. Disponível em:https://gisanddata.maps.arcgis.com/apps/opsdashboard/index.html#/bda7594740fd40299423467b48e9ecf6. Acesso em: 30 jun. 2020.

Publiée

2021-02-25

Versions

Comment citer

ALENCAR VIEIRA, D.; SANTOS DA COSTA, L.; SOLANO NEGRÃO, Ângelo; MONTEIRO-SANTOS, R. A PERSPECTIVA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA AS AULAS NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19. RENEF, [S. l.], v. 11, n. 16, p. 45–66, 2021. DOI: 10.46551/rn2020111600043. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/renef/article/view/3377. Acesso em: 22 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos