FLEXIBILIDADE E MEDIDAS MORFOLÓGICAS: UMA ANÁLISE EM IDOSOS PARTICIPANTES DO PROJETO GINÁSTICA PARA TODOS DO MUNICÍPIO DE PATIS/MG

Auteurs

  • Fabrício Jonas Pereira da Silva Faculdades Unidas do Norte de Minas - FUNORTE
  • Kelly Bomfim da Silva Fernandes Faculdades Unidas do Norte de Minas - FUNORTE

Résumé

O objetivo do estudo foi analisar o Índice de Massa Corporal (IMC), Relação Cintura Quadril (RCQ) e os níveis de flexibilidade, em idosos participantes do projeto Ginástica para Todos do Município de Patis – MG. O estudo de campo apresenta caráter descritivo, corte transversal e com análise quantitativa. A amostra constituiu 18 (dezoito) idosos com predominância do sexo feminino, sendo possível constatar que destes na variável de Índice de Massa Corporal 33,3% estão na classificação normal (eutrófico), sendo 27,8% em um quadro de sobrepeso e 38,9% em classificação de obesos. Na variável Relação cintura/quadril de acordo com a mesma tabela, foi apresentado nenhum resultado de idoso com baixo risco, entretanto, 33,3% indicam risco moderado, 55,6% indicam risco alto e 11,1% apresentam risco muito alto. Já os dados dos níveis de flexibilidade revelam que 11,1% da amostra encontram-se abaixo da média do nível de flexibilidade; 27,8 classificam-se como acima da média; 11,1% estão classificados como excelentes; 5,6% estão na média e 44,4% estão em nível ruim de flexibilidade. Observa-se que do total desses 18 indivíduos, 11 equivalem a 61,1% foram classificados como não obesos e 7 indivíduos equivalem a 38,9% da amostra classificados como obesos. Entretanto os indivíduos incluídos na classificação de não obesos tem a circunferência da cintura mais elevado do que o do grupo de obesos. Na comparação inferencial houve diferença significativa nas variáveis peso corporal, IMC, circunferência quadril e cintura em relação ao nível de significância p < 0,05. Todos os dados coletados foram analisados por meio do programa estatístico (StatisticalPackage for the Social Sciences – SPSS), versão 20.0 para Windows®. Conclui-se que nas variáveis analisadas de medidas morfológicas, os idosos apresentaram nível maior de obesidade e de risco alto, indicando índices acima dos limites desejáveis. Sobre flexibilidade observamos que a maioria está em nível ruim, abaixo do estimado.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Fabrício Jonas Pereira da Silva, Faculdades Unidas do Norte de Minas - FUNORTE

Graduado em Educação Física FUNORTE.

Kelly Bomfim da Silva Fernandes, Faculdades Unidas do Norte de Minas - FUNORTE

Professorado Curso de Educação Física - FUNORTE.

Publiée

2020-01-17

Comment citer

JONAS PEREIRA DA SILVA, F.; BOMFIM DA SILVA FERNANDES, . K. FLEXIBILIDADE E MEDIDAS MORFOLÓGICAS: UMA ANÁLISE EM IDOSOS PARTICIPANTES DO PROJETO GINÁSTICA PARA TODOS DO MUNICÍPIO DE PATIS/MG. RENEF, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 15, 2020. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/renef/article/view/426. Acesso em: 24 nov. 2024.