RELATO DE EXPERIÊNCIA ACERCA DO EVENTO 1ª MESA REDONDA SOBRE TABUS ESCOLARES: POR QUE NÃO FALAR?

Auteurs

  • Sany Mariane Barbosa de Abreu Fonseca Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
  • Dayvid Kayke Ferreira Santana Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
  • Cleison Marciel Pereira Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
  • Nágilla Santa Rosa Cordeiro1 Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
  • Rhaonay Junqueira Reis Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Résumé

Este relato de experiência oriunda de um evento que buscou discutir a necessidade e importância de debates que circundam os Tabus Escolares sendo abordado num contexto que cultive a necessidade de ser trabalhado, expressado, debatido e contextualizado no âmbito escolar. De acordo com Guérios (1954, p.7) “Tabus pode ser traduzido por sagrado proibido, vem a ser abstenção ou proibição de (...) dizer qualquer coisa sagrada ou temida”. A metodologia discorre da observação do evento I mesa redonda sobre tabus escolares. Por que não falar? Realizado no dia 17 de maio de 2019 no Auditório do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). O evento proporcionou a reflexão e aprendizado acerca dos temas: sexualidade, racismo, gênero e feminismo, associados a Tabus Escolares, vislumbrando falas que em momentos polemizou o público presente. Os assuntos abordados, sendo tabus, afloraram nos participantes um leque de pensamentos/sentimentos intrínsecos, ora bons, ora ruins, de acordo com a perspectiva alheia, associados à formação individual. A problematização se expandiu para redes sociais através de um trecho de um pequeno vídeo conjugado a uma fala que distorceu o contexto do evento, levando a associar o verdadeiro significado do termo tabu, que nem todos estão abertos a novas visões. Concluímos que, os tabus, por serem temas ditos impróprios, quando são mencionados atraem olhares de espantos e incredulidade, o que aponta ainda mais a necessidade de trabalhar esses temas, entendendo que a naturalidade advém da prática de discussões que proporcionam determinado conhecimento.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Sany Mariane Barbosa de Abreu Fonseca, Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Acadêmicos do Curso Educação Física - Licenciatura Unimontes.

Dayvid Kayke Ferreira Santana, Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Acadêmicos do Curso Educação Física - Licenciatura Unimontes.

Cleison Marciel Pereira, Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Acadêmicos do Curso Educação Física - Licenciatura Unimontes.

Nágilla Santa Rosa Cordeiro1, Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Acadêmicos do Curso Educação Física - Licenciatura Unimontes.

Rhaonay Junqueira Reis, Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Acadêmicos do Curso Educação Física - Licenciatura Unimontes

Publiée

2020-01-20

Comment citer

MARIANE BARBOSA DE ABREU FONSECA, Sany; KAYKE FERREIRA SANTANA, Dayvid; MARCIEL PEREIRA, Cleison; SANTA ROSA CORDEIRO1, Nágilla; JUNQUEIRA REIS, Rhaonay. RELATO DE EXPERIÊNCIA ACERCA DO EVENTO 1ª MESA REDONDA SOBRE TABUS ESCOLARES: POR QUE NÃO FALAR?. RENEF, [s. l.], vol. 2, nᵒ 2, p. 30, 2020. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/renef/article/view/479. Acesso em: 3 juill. 2024.

Numéro

Rubrique

Estudos Pedagógicos da Educação Física Escolar

Articles les plus lus par le même auteur ou la même autrice