A MOTIVAÇÃO PARA A PRÁTICA DO FUTEBOL DE CAMPO: UM ESTUDO COM JOVENS ATLETAS

Auteurs

  • Gabriela Fernanda Santos Almeida Faculdades Unidas do Norte de Minas - FUNORTE
  • Marco Aurélio Dias Gusmão2 Faculdades Unidas do Norte de Minas - FUNORTE
  • Fernanda Cardoso Rocha Faculdades de Saúde Ibituruna – FASI.
  • Alexandre Alves Caribé da Cunha Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
  • Laura Lílian Ferreira Silva Faculdades Unidas do Norte de Minas - FUNORTE

DOI :

10.35258/rn2019091300026

Mots-clés :

Psicologia do Esporte; Motivação; Futebol.

Résumé

A motivação é um aspecto psicológico que vem sendo muito estudado no âmbito esportivo e é fundamental na prática de qualquer modalidade. O entendimento da motivação no esporte torna-se importante no momento em que enfocamos a motivação como um processo para despertar a ação ou sustentar a atividade. Na vida dos jovens, a prática esportiva pode influenciar positivamente ou negativamente, pois nesta fase da vida, eles passam por mudanças, sendo uma delas o desenvolvimento psicofísico que ocorre intensamente e que é sentido, de modo peculiar, na prática esportiva. Dessa forma, esta pesquisa investigou os fatores motivacionais que influenciam a iniciação e permanência dos jovens atletas na prática do futebol de campo. Além disto, buscou-se constatar os motivos da preferência pelo futebol de campo em relação às outras modalidades, para que estas informações possam contribuir a fim de aperfeiçoar a participação do jovem no esporte. Trata-se de uma pesquisa de campo com caráter qualitativo, descritivo e de corte transversal. O estudo foi realizado com adolescentes da Escola de Futebol da Unimontes, na cidade de Montes Claros – MG.  Para tal, foi utilizado como instrumento de coleta de dados um questionário socioeconômico, elaborado pelos próprios pesquisadores, e o Inventário de Motivação à Prática Regular de Atividade Física (IMPRAFE-54). Como resultados apresenta a dimensão “Prazer” como o principal motivador interno à pratica do futebol, seguindo assim pelas dimensão “Saúde”, “Competitividade”, “Estética” e por fim “Controle de estresse”, sucessivamente. Tornando com isso o prazer ao esporte como principal componente motivador a prática de futebol.  Este estudo permitiu concluir sobre a influência e a relevância da pratica de esporte para o adolescente, contudo ainda é escassa a literatura que possa realizar embasamento para reafirmar a motivação como componente essencial para tais práticas.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Gabriela Fernanda Santos Almeida, Faculdades Unidas do Norte de Minas - FUNORTE

Graduada em Psicologia - Faculdades Unidas do Norte - FUNORTE.

Marco Aurélio Dias Gusmão2, Faculdades Unidas do Norte de Minas - FUNORTE

Graduado em Psicologia - Faculdades Unidas do Norte - FUNORTE.

Fernanda Cardoso Rocha, Faculdades de Saúde Ibituruna – FASI.

Graduada em Psicologia - Faculdades de Saúde Ibituruna - FASI. Especialista em Saúde da Família.
Especialista em Metodologia e Didática do Ensino Superior, Psicologia Hospitalar e Psico-oncologia.

Alexandre Alves Caribé da Cunha, Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Mestre em Gestão do Desporto - Faculdade de Motricidade Humana - Universidade Técnica de Lisboa.
Pós-Graduado em Avaliação e Prescrição do Exercício Físico – UNIMONTES. Professor do Ensino
Superior UNIMONTES e FAVENORTE.

Laura Lílian Ferreira Silva, Faculdades Unidas do Norte de Minas - FUNORTE

Graduada em Psicologia - FUNORTE. Especialista em MBA em Administração de Empresas: ênfase em Gestão de Pessoas. Pós-graduanda em Psicologia do Esporte.

Références

BALBINOTTI, M.A., BARBOSA, M.L., BALBINOTTI, C.A., SALDANHA, R.P., MAZO, J.Z. O prazer na prática de atividades físicas e esportivas na adolescência: um estudo comparativo entre os sexos. Coleç. Pesqui. Educ. Fís. 2010;9(2):197-202.

BALBINOTTI, M.A., ZAMBONATO, F., BARBOSA, M.L., SALDANHA, R.P., BALBINOTTI, C.A. Motivação à prática regular de atividades físicas e esportivas: um estudo comparativo entre estudantes com sobrepeso, obesos e eutróficos. Motriz. 2011 Jul;17(3):384-94.

BALBINOTTI, M.A.A., BARBOSA, M.L.L. Inventário de Motivação à Prática Regular de Atividades Físicas (IMPRAF – 54). Laboratório de Psicologia do Esporte – Universidade Federal do Rio Grande do Sul: Porto Alegre, 2006. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/motriz/v17n3/02.pdf. Acesso em 3 out. 2018.

BRASIL. MINISTÉRIO DO ESPORTE. A prática de esporte no Brasil. 2013. Disponível em: http://www.esporte.gov.br/diesporte/index.html. Acesso em: 27 set. 2017.

CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Resolução CFP N. º 013/2007-Institui a consolidação das resoluções relativas ao título profissional de especialista em psicologia. Resolução nº 013 de 01 de Junho de 2007. Brasília- DF, anexo II, p. 20. Disponível em: http://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2008/08/Resolucao_CFP_nx_013-2007.pdf. Acesso em: 30 set. 2017.

COZAC, J.R.L. Psicologia do esporte: atleta e ser humano em ação. São Paulo: Roca, 2013.

LOPES, P., Nunomura, M. Motivação para a prática e permanência na ginástica artística de alto nível. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte. 2007; 1;21(3):177-87.

MIRANDA, R., BARA FILHO, M. Construindo um atleta vencedor: uma abordagem psicofísica do esporte. Porto Alegre: Artmed Editora, 2009.

PACHECO, C.H. Motivação à prática regular de atividades esportivas: um estudo com praticantes de escolinhas de futebol e futsal (13 a 17 anos). 2009. Disponível em: http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/18833/000732959.pdf?sequence=1. Acesso em: 15 mai. 2018.

PAIM, M.C. Motivos que levam adolescentes a praticar o futebol. Revista Digital 2001 Dec;7(43).

PEREIRA, A.B. A construção social do tipo “jogador de futebol profissional”: um estudo sobre os repertórios usados por jogadores de distintas categorias etárias e por integrantes de suas matrizes. São Paulo (SP): Universidade Federal de São Paulo Digital. 2008. Disponível em: https://sapientia.pucsp.br/bitstream/handle/17303/1/Adriana%20Bernardes%20Pereira.pdf. Acesso em: 20 mai. 2018

SAMULSKI, D. Psicologia do esporte: um manual para a educação física, fisioterapia e psicologia. Psicologia do esporte: um manual para a educação física, fisioterapia e psicologia. São Paulo: Manole, 2002.

DOI: https://doi.org/10.35258/rn2019091300026

Publiée

2020-01-21

Comment citer

FERNANDA SANTOS ALMEIDA, G. .; AURÉLIO DIAS GUSMÃO2, M.; CARDOSO ROCHA, F.; ALVES CARIBÉ DA CUNHA, A.; LÍLIAN FERREIRA SILVA, L. A MOTIVAÇÃO PARA A PRÁTICA DO FUTEBOL DE CAMPO: UM ESTUDO COM JOVENS ATLETAS. RENEF, [S. l.], v. 9, n. 13, p. 02–12, 2020. DOI: 10.35258/rn2019091300026. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/renef/article/view/502. Acesso em: 23 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos