JOGOS E BRINCADEIRAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Mots-clés :
: Jogos; Brincadeiras; Educação Física.Résumé
Jogos e brincadeiras são instrumentos pedagógicos utilizados no ambiente escolar que podem colaborar para o desenvolvimento de competências cognitivas básicas como expressão de ideias, raciocínios e compreensão, além de promover o convívio com regras, desenvolvendo nos alunos respeito ao outro. Neste sentido, o presente artigo dispôs-se a analisar os jogos e brincadeiras nas aulas de Educação Física, verificando a sua importância nas aulas de Educação Física dos anos iniciais do ensino fundamental para o desenvolvimento da aprendizagem e a construção do conhecimento. Para tanto, buscou-se analisar os jogos e brincadeiras como possibilitadores de aprendizagem da criança em uma perspectiva criadora, voluntária e consciente; investigar se a prática pedagógica dos educadores das séries iniciais do ensino fundamental envolvem momentos e espaços para brincadeira e jogos; pesquisar quais as vantagens os jogos e brincadeiras trazem no desenvolvimento da criança; compreender se jogos e brincadeiras auxiliam no desenvolvimento da aprendizagem em aulas de Educação Física nas séries iniciais. Utilizou-se a pesquisa de campo através de entrevistas realizadas com professores da disciplina Educação Física.
Téléchargements
Références
ALMEIDA, P. N. de. Educação lúdica: prazer de estudar técnicas e jogos pedagógicos. São Paulo: Loyola, 2003.
BARROS, L. R. M. A cor no processo criativo: um estudo sobre a Bauhaus e a teoria de Goethe. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2006.
BRASIL. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Brasília, MEC/SEF, 1998.
BRASIL. Secretaria de Ensino Fundamental (1998ª). Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física 1ª a 4ª séries. Vol. 7. Brasília: MEC/SEC,1997.
BRASIL. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Brasília, MEC/SEF, 1998.
CANESTRARO, J. F.; ZULAI, L. C.; KOGUT, M. C. Principais dificuldades que o professor de Educação Física enfrenta no processo ensino-aprendizagem do Ensino Fundamental e sua influência no trabalho escolar. 2008. Disponível em: http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2008/anais/pdf/872_401pdf. Acesso em: 25 nov. 2021
CARNEIRO, M. A. B. O brincar hoje: da colaboração ao individualismo. Simpósio Internacional da OMEP. Campo Grande, julho de 2012.
CRAIDY, C. M.; KAERCHER, G. E. P. da S. Educação Infantil: Pra que te quero? Porto Alegre: Artmed, 2001.
DARIDO, S. C. Diferentes Concepções sobre o Papel da Educação Física na Escola. In: PAULISTA, Universidade Estadual. Caderno de Formação: Formação de Professores Bloco 02 - Didática dos Conteúdos. 6. ed. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012. p. 34-50. Disponível em: Acesso em: 17 maio 2019.
DE MASI, D. O ócio criativo. Rio de Janeiro: Sextante, 2000.
FONSECA, J. J. S. da. Metodologia da pesquisa científica. Ceará: Universidade Estadual do Ceará, 2002.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.
KISHIMOTO, T. M. O jogo e a Educação Infantil. São Paulo: Pioneira,1994.
KISHIMOTO, T. M. (Org.): Jogo, brinquedo, brincadeira, e a educação. 4.ed. São Paulo: Cortez, 2000.
KRAMER, S. Com a pré-escola nas mãos. São Paulo: Ática, 2000.
LUCKESI, C. C. Educação, Ludicidade e Prevenção das Neuroses Futuras: uma Proposta Pedagógica a partir da Biossíntese. Ludo pedagogia, Salvador, BA: UFBA/FACED/PPGE, v. 1, p. 9-42, 2000.
MANTOAN, I.; PIVOVAR, W.; KOGUT, M. C. A motivação dos alunos de Ensino Fundamental I nas aulas de Educação Física. In: EDUCERE - XII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 12., 2015, Curitiba. Anais. Curitiba: 2015. p. 1 - 14. Disponível em: Acesso em: 01 nov. 2021.
OLIVEIRA, Z. R. de. Educação Infantil: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002.
PIAGET, J. A Formação do Símbolo na Criança: imitação, jogo e sonho. Rio de Janeiro: Zanar, 1978.
ZANLUCHI, Fernando Barroco. O brincar e o criar: as relações entre a atividade lúdica e o desenvolvimento da criatividade e educação. Londrina, PR: O autor, 2005
Publiée
Versions
- 2022-07-29 (2)
- 2022-07-29 (1)