JOGOS E BRINCADEIRAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Auteurs

  • Sueli David Ferreira UNIMONTES
  • Vânia Olímpia Barbosa Silva
  • Marcos Antônio de Araújo Leite Filho

Mots-clés :

: Jogos; Brincadeiras; Educação Física.

Résumé

Jogos e brincadeiras são instrumentos pedagógicos utilizados no ambiente escolar que podem colaborar para o desenvolvimento de competências cognitivas básicas como expressão de ideias, raciocínios e compreensão, além de promover o convívio com regras, desenvolvendo nos alunos respeito ao outro. Neste sentido, o presente artigo dispôs-se a analisar os jogos e brincadeiras nas aulas de Educação Física, verificando a sua importância nas aulas de Educação Física dos anos iniciais do ensino fundamental para o desenvolvimento da aprendizagem e a construção do conhecimento. Para tanto, buscou-se analisar os jogos e brincadeiras como possibilitadores de aprendizagem da criança em uma perspectiva criadora, voluntária e consciente; investigar se a prática pedagógica dos educadores das séries iniciais do ensino fundamental envolvem momentos e espaços para brincadeira e jogos; pesquisar quais as vantagens os jogos e brincadeiras trazem no desenvolvimento da criança; compreender se jogos e brincadeiras auxiliam no desenvolvimento da aprendizagem em aulas de Educação Física nas séries iniciais. Utilizou-se a pesquisa de campo através de entrevistas realizadas com professores da disciplina Educação Física.

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Publiée

2022-07-29 — Mis à jour le 2022-07-29

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DAVID FERREIRA, S.; OLÍMPIA BARBOSA SILVA , V.; ANTÔNIO DE ARAÚJO LEITE FILHO, M. . JOGOS E BRINCADEIRAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA . RENEF, [S. l.], v. 5, n. 6, p. 159–171, 2022. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/renef/article/view/5372. Acesso em: 22 déc. 2024.

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