BENEFICIOS DO PILATES PARA PORTADORES DE FIBROMIALGIA
Mots-clés :
Fibromialgia., Pilates. Sintomas. Benefícios., Fibromyalgia., Pilates. Symptoms. Benefits.Résumé
O presente estudo tem como objetivo analisar os benefícios do Método Pilates sobre os sintomas da fibromilagia através de uma pesquisa de campo, onde foram entrevistados pessoas portadoras já diagnosticadas. A fibromialgia é uma síndrome clínica que se manifesta com dor pelo corpo todo, principalmente na musculatura, e consequentemente o aparecimento constante de cansaço e fadiga. Esses desconfortos podem surgir sem motivo aparente, ou em uma reação a algum acontecimento. Dentre muitos tratamentos, o Método Pilates tem sido uma prática muito utilizada pelos portadores de fibromialgia, pois por ser um método que se concentra no fortalecimento suave e baixo impacto colabora para o fortalecimento da musculatura e redução da tensão muscular, aliviando assim a dor generalizada, que é uma das principais queixas dos portadores. Pela análise dos resultados da pesquisa, conclui-se que, o Método Pilates apresenta resultados satisfatórios que amenizam os sintomas de pessoas com fibromialgia como o alívio das dores em geral, qualidade do sono, mais disposição, melhoria do condicionamento físico e melhora do humor.
Téléchargements
Références
AMORIM, Nelbe Maria Ferreira de et al. EFEITO DO MÉTODO PILATES COMO TRATMENTO ADJUVANTE EM PACIENTES PORTADORES DE FIBROMIALGIA. 2009.
ASSUMPÇÃO, A. Prevalência de fibromialgia e avaliação de sintomas associados, capacidade funcional e qualidade de vida, na população do município de Embu, São Paulo. Dissertação - Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006.
DE SALES SILVA, Anabel; DAROS, Ana Carolina. PILATES E PSICOLOGIA CORPORAL UMA RECEITA PARA O CORPO E PARA A MENTE.
FISHER, Allan Shindo. Efeito do Método Pilates na percepção de dor lombar de mulheres adultas. 2012.
LATEY, P. The pilates method: history and philosophy. Journal of Bodywork and Movement Therapies, v. 5, n. 4, p. 275 – 282, 2001.
MARTINEZ, J. E. et al. Variação da intensidade da dor e da qualidade de vida de pacientes com fibromialgia. Rev. Bras. Reumatol., v. 48, n.6, p. 325 - 328, nov./dez. 2008.
Martinez, J. E. (2006). Fibromialgia: O desafio do diagnóstico correto: Editorial. Revista Brasileira de Reumatologia, 46 (1). Recuperado em 3 agosto 2010, da http://www.scielo.br/scielo. php?pid=S0482-50042006000100002&script=sci_arttext.
MENDONÇA, Sintonize Cunha Barreto de et al. Construção e validação do Instrumento Avaliação do Autocuidado para pacientes com diabetes mellitus tipo 2. Revista Latino Americana de Enfermagem, v. 25, 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/1518- 8345.1533.2890.