Ceci est une version obsolète publiée le 2022-12-14. Consultez la version la plus récente.

A A IMPORTÂNCIA DA DANÇA NOS ANOS INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Auteurs

  • Edicarlos Almeida Miranda Unimontes
  • Vânia Vânia Olímpia Barbosa Silva Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
  • Marcos Antônio de Araújo Leite Filho

Résumé

A dança é uma das primeiras linguagens existentes no mundo. Por meio dela, o ser humano desenvolve a consciência crítica e reflexiva sobre o contexto em que se está inserido, propiciando o autoconhecimento e o conhecimento sobre o outro. A dança pode ser trabalhada em diversos espaços, atingindo diversos públicos, sendo a escola um destes lugares. Através especialmente das aulas de Educação Física, os alunos têm a oportunidade de conhecer movimentos e aprimorarem suas habilidades. Neste sentido, o presente trabalho buscou compreender a importância da dança nos anos iniciais do ensino fundamental. Nesta faixa etária, a dança proporciona às crianças melhor possibilidade no desenvolvimento motor, nas coordenações e condicionamento físico, além de atuar na esfera psicológica. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica para compreender os benefícios da dança para os alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Seus resultados visam contribuir para que profissionais e gestores da Educação possam planejar estratégias fazendo inserir a dança no cotidiano escolar.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Educação Física / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997.

CORSARO, W. A. (2011). Reprodução interpretativa e cultura de pares. In F. Muller, & W. A. Corsaro. Sociologia da Infância (L. G. R. Reis, Trad., 2. ed.). Porto Alegre: Artmed. Originalmente publicado em 1997. Acesso em: 15/08/2021

COSTA, Eduarda Cosentino. A Educação Física nos anos iniciais do ensino fundamental: a aula é proporcionada? Por quem? O que se desenvolve e

o que realmente se deve desenvolver? EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Año 18, Nº 190, Marzo de 2014. Disponível em: https://www.efdeportes.com/efd190/a-educacao-fisica-do-ensino-fundamental.htm Acesso em: 20/11/2021.

DALFOVO, Michael Samir; LANA, Rogério Adilson; SILVEIRA, Amélia. Métodos quantitativos e qualitativos: um resgate teórico. Revista Interdisciplinar Científica Aplicada, Blumenau, v.2, n.4, p.01- 13, Sem II. 2008 ISSN 1980-7031. Acesso em: 01/12/2021

FINCK Madrid, Silvia Christina, CAPRI Schiebelbein, Fabíola As representações sociais da dança em aulas de Educação Física nos anos iniciais do ensino fundamental. Práxis Educativa (Brasil) [en linea]. 2011, 6 (2), 249-263 ISSN: 1809-4031. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=89420791009 acesso em: 02/12/2021

GIL; Antônio Carlos. Como classificar as pesquisas? Academia.edu. 2002.Diponivel em: https://scholar.google.com.br/scholar?hl=ptBR&as_sdt=0%2C5&q=pesquisas+bibliograficas&lr=lang_pt&oq=pes. Acesso em. 02/12/2021

GODOY Kathya Maria Ayres de; Estudos e Abordagens sobre Metodologias de Pesquisa e Ensino: 2020 Dança ... EDITORA APPRIS. 2020. Disponível em: https://www.editoraappris.com.br/produto/4635-estudos-e-abordagens-sobre-metodologias-de-pesquisa-e-ensino-2020-dana-arte-e-educao-volume-i Acesso em: 01/10/2021

GUEDES Adrianne Ogêda; LAGE Lívia; VIEIRA Nuelna. Dançar, mover, deslocar: o corpo na formação dos profissionais da educação infantil. Revista Veras, São Paulo, v. 8, n. 1, p. 48-67, janeiro/junho, 2018. Disponível em: http://hotsite.tvescola.org.br/conexaoescolas/wpcontent/uploads/2020/03/Dan%C3%A7ar-mover-deslocar-o-corpo-na-forma%C3%A7%C3%A3o-dos-profissionais-da-educa%C3%A7%C3%A3o-infantil-2018-REVISTA-VERAS.pdf Acesso em 10/10/2021

MARQUES, Isabel. A Linguagem da dança: Arte e Ensino. 1 ed. São Paulo: Digitexto, 2010.

MOURA. Diellen Maryane de. SANTOS Rosirene Campêlo dos. Possibilidades metodológicas para o ensino da dança na educação infantil. Disponível em: file:///C:/Users/Usuario/Downloads/13960-Texto%20do%20artigo-42080-1-10-20200209%20(1).pdf Acesso em: 10/11/2021

OLIVEIRA, Ana Pietrina. ABRANTES, Ester Padilha. Filipe, Marluce Dança na educação infantil: a contribuição da dança no desenvolvimento psicomotor na educação infantil. Faculdades IDAAM. 2020 Disponível em: http://repositorio.idaam.edu.br/jspui/handle/prefix/1154 Acesso em 10/11/2021

OLIVEIRA, Veronica Valentim de. Dança na escola: jogos corporais no ensino da dança na educação infantil. Instituição: UFPB. 2019. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19765 Acesso em 12/11/2021

RENGEL, Lenira; VAN LANGENDONCK, Rosana. Pequena viagem pelo mundo da dança. São Paulo: Moderna, 2006.

RODRIGUES, Mayara. Dança –A dança e a mídia: Conceito e História da Dança Através dos Tempos. 2018. Disponível em: <https://profmayaraeducacaofisica.blogspot.com/2018/04/danca-e-midia-9-ano-matutino-e.html>. Acesso em: 15/11/2021

SBORQUIA, Silvia Pavesi; GALLARDO Jorge Sérgio Pérez. As danças na mídia e as danças na escola. Rev. Bras. Cienc. Esporte, Campinas, v. 23, n. 2, p. 105-118, jan. 2002

TAVARES, I. M. Educação, corpo e arte. Curitiba: IESDE, 2005

Publiée

2022-12-13 — Mis à jour le 2022-12-14

Versions

Comment citer

ALMEIDA MIRANDA, E.; VÂNIA OLÍMPIA BARBOSA SILVA , V.; ANTÔNIO DE ARAÚJO LEITE FILHO , M. A A IMPORTÂNCIA DA DANÇA NOS ANOS INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL. RENEF, [S. l.], v. 5, n. 7, p. 105–114, 2022. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/renef/article/view/5431. Acesso em: 22 déc. 2024.

Articles les plus lus par le même auteur ou la même autrice