ESTUDO DE CASO: ASPECTOS PSICOMOTORES EM PORTADORES DE SÍNDROME DE DOWN MATRICULADOS EM ESCOLA REGULAR
DOI :
10.35258/rn20180101es00020Mots-clés :
Síndrome Down, Psicomotricidade, Educação Física Escolar.Résumé
A Síndrome de Down é uma anormalidade genética que ocasiona diversas alterações físicas e biológicas, acarretando um atraso no desenvolvimento motor do indivíduo. O objetivo do estudo foi identificar os aspectos psicomotores em portadores da Síndrome de Down participantes das aulas regulares de educação física escolar. Quanto a metodologia, a mesma foi dividida em dois momentos: 1º observação das aulas de educação física e entrevista semiestruturada, 2º a aplicação dos testes psicomotores referentes à primeira unidade funcional de Luria (Tonicidade e Equilíbrio). A pesquisa trata de um estudo de caso com análise qualitativa, descritiva de corte transversal. A população composta por dois alunos escolares diagnosticados portadores da Síndrome Down, um do sexo masculino e um do sexo feminino. Para seleção da escola foi realizado um levantamento das instituições de ensino da cidade de Montes Claros, conforme dados disponibilizados pela Superintendência Regional de Ensino de Montes Claros (SRE). Os instrumentos utilizados para coleta das informações foram: observação participante, entrevista semiestruturada de anamnese e bateria psicomotora 1º unidade. Os resultados demonstraram que a criança S1 apresenta perfil psicomotor dispráxico e a S2 perfil psicomotor apráxico. A superproteção maternal, a participação nas aulas de educação física e o ambiente extraescolar foram os fatores diagnosticados para essa diferença de perfil. Conclui-se que os dados mostram a importância da autonomia, estimulação psicomotora, orientação e prática de atividade física durante a infância para o desenvolvimento psicomotor. O presente estudo contribui para que os professores e pais compreendam a importância da criança ser orientada e estimulada para um desenvolvimento psicomotor de forma equilibrada.