AS LUTAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR A PARTIR DA PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES
DOI :
10.35258/rn2017071000006Mots-clés :
Educação Física Escolar, lutas, artes marciais.Résumé
As lutas na educação física escolar servem como auxilio no processo pedagógico trabalhando aspectos psicomotores e afetivos. No entanto ainda há precariedade de estudos relacionados à temática, e um certo preconceito com relação a violência. O objetivo do estudo foi de verificar a percepção dos alunos a respeito das lutas como conteúdo da educação física escolar. O estudo é do tipo descritivo, quali-quantitativo e de corte transversal, sendo utilizada uma amostra de 800 escolares de 11 a 14 do ensino fundamental na cidade de Montes Claros - MG. Para tanto foi utilizado um questionário semiestruturado, e em seguida as respostas foram analisadas através da frequência de respostas e porcentagem simples. Os resultados apontaram que 79,7% dos escolares gostariam de ter aulas de lutas na educação física, no entanto 68,1% dizem que o professor de artes marciais seria o mais indicado para trabalhar com este conteúdo na escola e 36,9% afirmam que gostariam de ter aulas de lutas para aprender a se defender. Dessa forma foi possível perceber que é preciso ampliar o conhecimento do professor no sentido de conhecer as necessidades individuais de cada aluno, para que o professor de educação física possa trabalhar todos os conteúdos, inclusive as lutas.
Téléchargements
Références
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física. Brasília: Secretaria de Educação Fundamental, MEC/SEF, 1998.
CAMPOS, L.A.S. Metodologia do ensino das lutas na educação física escolar. Caxias do Sul/RS: Editora Fontoura, 2014.
CORRÊA A.O., QUEIROZ G., PEREIRA M.P.V.C. Lutas como conteúdo na Educação Física Escolar. 2010. 25f. Trabalho de conclusão de curso - Monografia (Licenciatura em Educação Física) - Módulo Centro Universitário, Caraguatatuba - SP, 2010.
FERREIRA, H.S. As lutas na educação física escolar. Revista de educação física, 2006, 135: 36-44.
__________ A utilização das lutas como conteúdo das aulas de Educação Física. Revista Digital. 2009, 13(130): 1-9.
GOMES M.S.P., MORATO M.P., DUARTE E., ALMEIDA J.J.G. Ensino das lutas: dos princípios condicionais aos grupos situacionais. Movimento 2010, 16(2): 207-227.
LOPES R.G.B., KERI T.O. O ensino das Lutas na Educação Física Escolar: uma experiência no ensino fundamental. Motrivivência, 2015, 27(45): 262-279.
NASCIMENTO P.R.B. Organização e Trato Pedagógico do Conteúdo de Lutas na Educação Física Escolar. Motrivivência, 2008, 31: 36-49.
RUFINO L.G.B, DARIDO S.C. Pedagogia do esporte e das lutas: em busca de aproximações. Rev. bras. Educ. Fís. Esporte, 2012, 26(2): 283-300.
RUFINO L.G.B., DARIDO S.C. Análise da prática pedagógica das lutas em contextos não formais de ensino. Rev. Brasileira de Ciência e Movimento, 2015, 23(1): 12-23.
TRUSZ, R.A., NUNES, A.V. A evolução dos esportes de combate no currículo do curso de Educação Física da UFRGS. Movimento, 2007, 13(1): 179-204.