FORMAÇÃO E INTERVENÇÃO DO PROFISSIONAL NO LAZER: Um estudo de caso de um projeto social no interior do Estado de São Paulo
Mots-clés :
lazer, políticas públicas, formação e atuação profissionalRésumé
Esta pesquisa investigou a formação e a intervenção do profissional do lazer no âmbito de um projeto social. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e de campo sobre a intervenção do profissional do lazer frente a esta nova demanda educacional: atuar Associações do Terceiro Setor, sem fins lucrativos, com crianças e adolescentes na perspectiva da disseminação cultural. A instituição propõe um complemento educacional gratuito à rede de ensino regular, e tem como objetivo incentivar atividades culturais, educacionais, esportivas e de lazer a crianças e adolescentes, contendo uma diversidade de profissionais. Na intenção de compreender melhor a formação destes, utilizou-se como técnica de coleta a aplicação de questionários com oito monitores do projeto social, a fim de coletar informações sobre atuação, papel e anseios destes profissionais na área do lazer, com o método de estudo de caso. Neste sentido, notou-se que o lazer consiste em uma proposta recente de intervenções dentro do projeto social e pode-se pensar que esta ampliação do acesso ao lazer norteia novos paradigmas em relação à implementação de políticas públicas não governamentais que possibilitem intervenções em diferentes espaços com a capacidade de promover transformações morais e culturais como uma ferramenta efetiva do campo educacional. E para tal ação se efetivar é necessário compartilhar das competências que o profissional do lazer deve adquirir, agindo numa perspectiva critica e dinâmica.