DAS PRÁTICAS DE LAZER: UM DIAGNÓSTICO DA OCUPAÇÃO DO TEMPO DISPONÍVEL DE ESCOLARES DO ENSINO PÚBLICO DE MONTES CLAROS-MG
Mots-clés :
lazer; escolares; tempo disponível.Résumé
A temporalidade é organizada na relação com diversos fatores que interferem entre si, levando em consideração que está distribuído de maneira igual em toda a sociedade, ou seja, todos possuem um dia com vinte e quatro horas. A diferença está na forma como essas horas são utilizadas, o que varia de um indivíduo para outro. Neste sentido, este estudo teve como objetivo investigar a utilização do tempo disponível e as práticas de lazer de escolares do 3º ano do Ensino Fundamental/séries iniciais, da Escola Estadual Dom João Antônio Pimenta. A pesquisa realizada foi de campo, de caráter descritivo e qualitativo, com revisão de literatura. Para coletar os dados foram utilizados dois questionários, sendo um para os pais/responsáveis e o outro para os escolares. Os questionários continham questões abertas e fechadas formuladas de acordo com os objetivos propostos neste estudo. A amostra foi composta por 73 pais/responsáveis sendo do sexo masculino e feminino na faixa etária de 25 a 64 anos, e 73 escolares na faixa etária de 8 a 10 anos. Á partir dos dados obtidos, pode se constatar que os escolares e pais/responsáveis restringem à apenas algumas práticas, sendo que a dimensão do lazer oferece alternativas a serem exploradas. Em relação a atividades que anseiam em fazer, limitam em atividades dos interesses físicos esportivos; cabe destacar que essa escolha se dá pela restrição e/ou falta de conhecimento sobre demais experiências do lazer. Dentre os impedimentos a vivência do lazer, tanto pais/responsáveis e filhos deixaram óbvio que é a falta de tempo, fator financeiro, por falta de dinheiro e disponibilidade dos responsáveis em proporcionar tal vivência. Percebe-se ainda que o mau uso da organização do tempo dos pais devido à correria do dia-a-dia, cansaço, trabalho, interfere diretamente no lazer dos filhos. Contudo, é de extrema importância um trabalho no qual tencione uma educação para o lazer de forma abrangente, visto que os dados apontam fatores relevantes para se refletir e tomarmos medidas educativas mais pontuais específicas.