PERCEPÇÃO DOCENTE ACERCA DOS ACIDENTES E PRIMEIROS SOCORROS

Auteurs

  • André Luiz Costa Pimentel Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
  • Maria de Fatima de Matos Maia Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
  • Berenilde Valéria de Oliveira Sousa Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
  • Jean Claude Lafetá Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
  • Geraldo Magela Durães Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
  • Marcel Guimarães Da Silveira Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Mots-clés :

acidentes, conhecimento, docentes, primeiros socorros

Résumé

Este artigo verifica a percepção dos professores de educação física acerca dos primeiros socorros nas aulas. A pesquisa foi descritiva com abordagem qualitativa, sendo a amostra composta por 63 professores. Os resultados mostram que os docentes, pela sua formação, se sentem aptos para atuarem, no entanto não trabalham o conteúdo nas aulas. Em caso de acidente os professores prestam os primeiros socorros aos alunos que na sua maioria apresentam cortes e escoriações. A maioria dos acidentes acontece nas aulas práticas e mais especificamente nas aulas de futsal e a infraestrutura não é adequada. Conclui-se que os professores se sentem com capacidade de tomar as melhores decisões no caso de acidentes na aula de educação física e questionam que a infraestrutura da escola, para as aulas práticas ainda, precisam melhorar.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

André Luiz Costa Pimentel, Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes; 7º BBM- Batalhão de Bombeiro Militar. Montes Claros, Minas Gerais – Brasil.

Maria de Fatima de Matos Maia, Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes; Grupo Integrado de Pesquisa em Psicologia do Esporte, Exercício e Saúde, Saúde Ocupacional e Mídia – GIPESOM. Montes Claros, Minas Gerais - Brasil

Berenilde Valéria de Oliveira Sousa, Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes; Grupo Integrado de Pesquisa em Psicologia do Esporte, Exercício e Saúde, Saúde Ocupacional e Mídia – GIPESOM. Montes Claros, Minas Gerais - Brasil

Jean Claude Lafetá, Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes; Grupo Integrado de Pesquisa em Psicologia do Esporte, Exercício e Saúde, Saúde Ocupacional e Mídia – GIPESOM. Montes Claros, Minas Gerais - Brasil.

Geraldo Magela Durães, Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes; Grupo Integrado de Pesquisa em Psicologia do Esporte, Exercício e Saúde, Saúde Ocupacional e Mídia – GIPESOM. Montes Claros, Minas Gerais - Brasil 

Marcel Guimarães Da Silveira, Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes; Grupo Integrado de Pesquisa em Psicologia do Esporte, Exercício e Saúde, Saúde Ocupacional e Mídia – GIPESOM. Montes Claros, Minas Gerais - Brasil.

Téléchargements

Publiée

2020-01-30

Comment citer

LUIZ COSTA PIMENTEL, A.; DE FATIMA DE MATOS MAIA, M. .; VALÉRIA DE OLIVEIRA SOUSA, B. .; CLAUDE LAFETÁ, J. .; MAGELA DURÃES, G.; GUIMARÃES DA SILVEIRA, M. . PERCEPÇÃO DOCENTE ACERCA DOS ACIDENTES E PRIMEIROS SOCORROS. RENEF, [S. l.], v. 4, n. 4, p. 21–30, 2020. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/renef/article/view/691. Acesso em: 24 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos

Articles les plus lus par le même auteur ou la même autrice

1 2 3 > >>